A Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e outras instituições estão esperando uma decisão do Tribunal Regional de Brasília cassando a decisão da 7ª Vara Federal que proíbe o uso de defensivos agrícolas a base de Glifosato, Tiram e Abamectina em todo o país, a partir do próximo dia 31.

As entidades dos produtores rurais e a Advocacia Geral da União (AGU) estão tentando anular aquela decisão, até agora sem sucesso.

Segundo informações, fornecedores de defensivos estão procurando produtores rurais que adquiriram os produtos para que os retirem dos estabelecimentos vendedores até sábado, dia 1° de setembro.

A FAEP recomenda que os produtores rurais se atenham ao que foi estabelecido em contrato, bem como a necessidade de receituário agronômico para sua retirada do estabelecimento do vendedor e não tenham pressa. Ocorre que se os produtos continuarem proibidos – no caso de insucesso das ações para anular a decisão do juiz – os produtores também não poderão utilizar em suas lavouras, sob pena de autuação.

Fonte: Portal do Sistema FAEP