Maiores volumes são esperados para o centro-leste do estado, mas outras áreas também serão beneficiadas aponta Inmet

A chegada de uma nova frente fria nesta semana pode levar alívio ao produtor do Paraná nos próximos dias. Segundo as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as áreas de instabilidade já avançam pelo Rio Grande do Sul, com a previsão da chegada do sistema no Paraná na quarta-feira (12).

“O sistema passa rápido e a tendência é de bastante chuva para o Rio Grande do Sul. A chuva já chegou, aumentando as áreas de instabilidade também em Santa Catarina e Paraná, mas ainda com chuvas irregulares”, afirma Andrea Ramos, meteorologista do Inmet.

O modelo Cosmo, também do Inmet, prevê chuvas em todas áreas do Rio Grande do Sul entre esta segunda e terça-feira (11), com precipitação entre 20mm e 30mm. A partir de quarta, o sistema vai ganhar intensidade, aumentando o volume de chuva no norte gaúcho e também em Santa Catarina.

Nesse mesmo dia, as chuvas chegam no Paraná. De acordo com Andrea, os maiores volumes são esperados para o centro-leste do estado, mas que as regiões oeste e norte também serão beneficiadas. “A tendência é para chuva bem distribuída em todo o estado, sendo os volumes mais significativos entre o centro e leste do estado, enquanto norte e oeste devem receber volumes de 20mm e 30mm”, afirma.

O modelo mostra ainda que a passagem pelo Paraná também será rápida, com condição de chuvas também para o extremo sul do Mato Grosso do Sul e leste de São Paulo. O sistema, no entanto, não terá força para quebrar o bloqueio atmosférico no Brasil Central, que vai permanecer com tempo estável, condição característica da estação.

Após a passagem da chuva, uma nova massa de ar frio deve entrar no Brasil, derrubando as temperaturas e toda a região Sul e aumento o risco de geadas no Rio Grande do Sul já na quarta-feira.

Segundo Andrea, os modelos apontam que essa massa deve avançar para as demais áreas do país, derrubando as temperaturas também no Sudeste e em áreas da Bahia até o fim desta semana. Em relação as chances de geadas em outros estados, a meteorologista destaca que é preciso aguardar para saber com qual intensidade o sistema vai chegar desta vez.

Fonte: Notícias Agrícolas com adaptações Suino.com