O The Pig sSte publicou, no dia 19 de dezembro, informações de uma pesquisa recente no Canadá avaliando como melhorar os índices de ferro nos leitões. A deficiência de ferro pode reduzir o desempenho dos suinos pós-desmame, apesar do uso rotineiro de injeções de ferro e suplementos alimentares.

Dados recentes do Canadá mostram que, de aproximadamente 1.000 porcos testados em 20 fazendas comerciais usando protocolos de ferro padrão, cerca de 30% apresentaram baixo status de ferro ou anemia no desmame. O fato foi associado a uma perda de desempenho pós-desmame.

Dr. Peter Wilcock, da AB Vista América do Norte, explicou que era necessária uma perspectiva mais abrangente, a fim de trazer soluções para produtores de suínos. “Para abordar a questão mais ampla da anemia na fazenda, e investigar maneiras de mitigar o problema, é necessária uma abordagem mais holística, considerando outras formas possíveis de aumentar a ingestão de ferro”.

O novo estudo mostrou que a adição de altos níveis de fitase aos alimentos iniciais poderia aumentar o status de ferro dos leitões, melhorando a taxa de conversão alimentar e o ganho de peso diário.

Esta pesquisa é particularmente importante, pois as pressões econômicas mudam a forma como os porcos são produzidos, disse Wilcock. “O uso de alimentos baseados em proteínas animais nas fases iniciais, em favor das fontes vegetais, pode atender aos requisitos regulamentares e ajudar a conter os custos, mas também aumenta o nível de fitato dietético. Com o fitato sendo bem reconhecido como ferro vinculativo, reduzirá a disponibilidade de ferro para leitões”.

Leia a notícia completa

Tradução Livre pela equipe Suino.com