A Embrapa Suínos e Aves, unidade descentralizada da empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atualizou a planilha eletrônica que ajuda produtores de suínos e de frango de corte integrados na gestão da granja. A nova versão está disponível na página da Central de Inteligência de Aves e Suínos (Cias),  e pode ser baixada gratuitamente.

A nova versão da planilha permite ao produtor integrado e à assistência técnica melhor interpretar os resultados, porque além de compara a receita obtida com os custos de produção, também permite acompanhar a geração de caixa da granja e o impacto da prestação do financiamento. A planilha também faz uma análise do resultado e apresenta uma estimativa da Taxa Interna de Retorno (TIR) do investimento realizado.

A planilha interpreta os resultados comparando a receita bruta com os custos de produção (variável, operacional e total), permitindo uma análise econômica, e também compara a receita bruta (ou entradas de caixa) com as saídas de caixa, fazendo uma análise financeira. A composição dos custos é apresentada em gráfico para facilitar a visualização. O gráfico permite avaliar os itens que mais impactam no custo de produção e na análise do resultado.

Para entender melhor:

Os cálculos da planilha eletrônica seguem a metodologia utilizada pela Embrapa e pelos principais países produtores. “O objetivo da Embrapa com esta iniciativa é subsidiar a busca da sustentabilidade dos produtores integrados e das cadeias produtivas de suínos e frango de corte no longo prazo. Nesse sentido, é uma importante ferramenta para capacitação de técnicos e produtores na gestão de custos de produção”, diz o chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Suínos e Aves, Marcelo Miele.

A planilha já vem preenchida com exemplos de custos de granjas parceiras da Embrapa. São valores meramente ilustrativos, mas que auxiliam o produtor na inserção dos dados da sua realidade. Acompanha ainda uma cartilha com a ajuda para preenchimento passo a passo.

Fonte: Embrapa Suínos e Aves