A Universidade de Iowa, em colaboração com associações estatais de suinocultores dos Estados Unidos, realizou em 2017 uma pesquisa abrangente – parte de um projeto financiado pelo USDA – focada em como produtores tomam decisões de investimento em biossegurança. A pesquisa documentou as características da cadeia suína na adoção da biossegurança e como os riscos para a saúde animal influenciam a tomada de decisão do produtor.

Foram realizados levantamentos com 371 produtores anônimos em 19 estados. A notícia sobre a pesquisa foi divulgada no dia 8 de janeiro no site National Hog Farmer.

A pesquisa mostra a diversidade na visão dos produtores sobre a possível incidência de doenças no rebanho norte-americano. Além disso, analisou as perdas econômicas que um surto e sua durabilidade gerariam. Essas visões estão atreladas às práticas atuais e futuras de biossegurança.

A saúde animal, cada vez mais, impacta significativamente a produção de suínos. Nos Estados Unidos, os desafios sanitários incluem doenças a síndrome respiratória suína, o circovírus, a gripe e a diarreia epidêmica. O surto de PEDV no país cristalizou as preocupações que os produtores, as indústrias e os consumidores compartilham sobre o impacto da doença nos suínos e a complexidade de prevenir esses impactos. Com o benefício da experiência, a indústria da carne suína está melhor equipada para enfrentar as doenças atuais, enquanto se prepara para outras doenças potenciais.

Os dados estão disponíveis na Universidade de Iowa. Antes dessa primeira pesquisa, havia poucas informações para entender as decisões dos produtores em matéria de investimento em biossegurança e adoção de práticas atenuantes de doenças.

“Os participantes da pesquisa foram convidados a identificar as medidas de vigilância adotadas em seus rebanhos”, diz Christopher Pudenz, estudante de doutorado em economia da Universidade de Iowa. “Dos produtores que realizam as práticas, 48% realizam vigilância observacional ativa diariamente”, informou.

>>> Leia a notícia completa (em inglês)

Tradução livre equipe Suino.com