Em 2019, a Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) conta com a participação de redes de varejo que já são parcerias consolidadas. Uma delas é o Oba Hortifruti. Já em seu terceiro ano como integrante da campanha, a rede vai apostar na informação. Para tanto, levar conhecimento sobre os benefícios do consumo da carne suína aos colaboradores é uma das melhores estratégias para realizar um atendimento de qualidade. Pensando nisso, a rede ofereceu treinamentos com o objetivo de levar aos profissionais informações sobre a produção de suínos, além de estratégias para aumentar as vendas.

“Ter o consumidor sendo abordado por um colaborador bastante comprometido com a causa, que aprecia o produto, é consumidor dele e conhece de fato as suas qualidades e benefícios, faz toda a diferença. Então, esse é um dos focos que iremos buscar consolidação junto ao nosso cliente”, afirmou Francisco Homsi, vice-presidente e diretor comercial da rede. Segundo Homsi, para esse ano, a meta de crescimento é de 30% com relação ao ano passado.

Com a missão de fornecer produtos saudáveis para os consumidores, o Oba Hortifruti acredita que a carne suína é uma proteína que se encaixa nesse perfil, sendo saudável e de excelente custo benefício. Em consonância com o tema da SNCS deste ano, “Qualidade na cadeia de valor”, a rede traz como ponto forte na comunicação dos colaboradores, nas lojas e meios digitais e impressos o foco na produção responsável com procedência desde a origem e o comprometimento de produtores, frigoríficos e do próprio Oba Hortifruti com a qualidade do produto. A rede atende às classes A e B, nos estados de São Paulo, Distrito Federal e Goiás e se destaca pelos açougues próprios e pelo público diversificado.

Colaboradores capacitados em busca do melhor atendimento

Os treinamentos do Oba Hortifruti aconteceram no dia 16 de setembro, em Brasília (DF) e no dia 18 de setembro, em Campinas (SP), com cerca de 100 capacitados. Na oportunidade, os participantes foram orientados pelo médico veterinário, Iuri Machado, que apresentou sobre a qualidade na produção de suínos, tirando dúvidas comuns que clientes apresentam no momento das vendas. Os presentes também identificaram as melhores maneiras de inovar e se destacar na comunicação com o cliente, na palestra “A mágica da venda e do atendimento”, de Eduardo Peres.

Rafael Veras, encarregado de açougue do Oba Hortifruti em Brasília, participou pela segunda vez do treinamento e afirmou que é fundamental estar bem preparado para atender os consumidores. “O treinamento aumenta a nossa autoestima para que a gente trabalhe e atenda o cliente bem e nos ajuda a nos comunicarmos com o público. Passar o que aprendemos para os clientes é muito bom, porque muitas vezes eles ficam com o pé atrás, não entendem bem. Mas, podemos falar com certeza que a carne suína é boa, pode comer à vontade! ”.

Já Alessandro Moura, líder de açougue em Campinas, pontuou que as vendas devem aumentar em quantidade e qualidade após a capacitação. “Vimos a oportunidade de fazer vendas melhores pelo conhecimento que a gente que trabalha com o produto ainda não tinha. Agora estamos mais atualizados no assunto. Já temos mudanças, como os cortes diferentes de suínos, que tem sido bem aceitáveis, principalmente na parte de churrasco”.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, explica que a Semana Nacional amplia seu potencial por compreender iniciativas de formação que impactam tanto colaboradores, quanto consumidores. “As oportunidades da carne suína aumentam de forma contínua e com informação, integramos os trabalhos dos produtores, da indústria e do varejo. Os resultados apresentados pelo Oba Hortifruti ao longo do ano provam que a metodologia é eficaz e impacta diretamente no comportamento de consumo dos clientes da rede”, destaca.

Fonte: ABCS