A Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) estará presente em uma das principais redes de hortifrúti do país. A rede Oba Hortifruti leva para as lojas de São Paulo e Distrito Federal a iniciativa da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), em parceria com o Sebrae Nacional, com o objetivo de conquistar os clientes com a versatilidade e diversidade da carne suína e incrementar as vendas da proteína. Para isso, a bandeira investe em cursos de corte e treinamentos de promotores de venda para capacitar sua equipe e potencializar os resultados do setor de açougue.

Diferenciado pela qualidade dos produtos oferecidos a preços competitivos, o Oba Hortifruti reconhece o potencial da carne suína tanto pelas suas características nutricionais quanto pelo aumento da sua presença nos lares brasileiros e pretende surpreender os clientes durante a realização da SNCS com variedade de cortes e porcionamentos adequados ao consumidor atual. Além disso, parte fundamental da campanha será baseada na divulgação de informações educativas para conscientizar sua equipe e, consequentemente, os clientes para as vantagens da carne suína. Além de buscar o aumento de vendas durante o período da campanha, 26 de setembro a 12 de outubro, o Oba Hortifruti busca perenizar o consumo da proteína e aumentar sua presença nas gôndolas durante todo o ano.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, explica que a participação do Oba Hortifruti nesta edição da SNCS é fundamental para inserir a proteína no dia a dia dos consumidores das classes A e B, foco da rede, e trazer resultados ainda mais significativos para a cadeia suinícola. “Com a expansão da campanha, conseguiremos resultados ainda mais expressivos neste ano, o que beneficiará tanto os produtores, indústria e varejo brasileiros”.

Além de apostar na oferta de novos cortes, a rede considera a informação essencial para o sucesso da SNCS entre seus clientes. O diretor comercial do Oba Hortifruti, Francisco Homsi, acredita que a parceria junto a ABCS possibilita um canal direto para sanar dúvidas dos colaboradores e realizar uma comunicação clara sobre as vantagens do consumo da carne suína, estratégias importantes para alcançar a expectativa de 50% de aumento nas vendas. “Tendo em vista que o principal impedimento ao maior consumo da carne suína está na desinformação do consumidor, acreditamos que este viés educativo será crucial na tomada de decisão de compra”, explica ele.

Treinamentos de corte em SP dão a largada para a SNCS

Cerca de 80 profissionais de açougue das lojas de São Paulo participaram do curso de cortes realizado durante os dias 16 e 17 de agosto. O objetivo das capacitações é apresentar as características nutricionais da carne suína, promovendo a qualidade e os benefícios da proteína, além de demonstrar as diversas alternativas de cortes. A nutricionista Thaliane Dias ministra as palestras de saudabilidade e explica a forma de criação dos suínos e versatilidade da carne. Já o consultor Marcos Bisinella realiza a parte prática do treinamento e mostra aos profissionais a melhor forma de aproveitar a carcaça suína, extraindo mais de 30 opções para disponibilizar na gôndola.

A capacitação é uma forma de multiplicar conhecimento, pois os participantes que participaram da ação são responsáveis por repassar as informações aos outros colaboradores que não estiveram presentes, como é o caso do supervisor de açougue da loja de Sorocaba 2, Valmir Alves. “Aprendi muito sobre a criação do suíno desde o nascimento até o abate. O curso de cortes também foi muito bom e eu vou levar para a toda equipe que trabalha comigo. Nosso objetivo é disseminar informações para o cliente, sobre os aspectos nutricionais da proteína, suas vitaminas e propriedade. Meu intuito é deixar o consumidor com a cabeça mais aberta e mostrar o que a carne suína gera saúde e qualidade para ele”.

Para o Gerente de Loja do Morumbi (SP), Nilton Valério, o treinamento foi surpreendente e irá agregar valor as vendas da rede Oba Hortifruti. “As informações recebidas sobre segurança da produção, benefícios nutricionais da carne suína vão valorizar o atendimento, pois, muitas vezes, os colaboradores não estão vendendo mais por falta de conhecimento técnico e agora com esses dados vamos conseguir atender melhor os nossos clientes”.

As capacitações da ABCS junto ao Oba Hortifruti vão ter continuidade no mês de setembro em São Paulo e no Distrito Federal. As ações vão dar sequência ao curso de cortes e também terão como foco os promotores de venda, que além de esclarecer mitos e preconceitos sobre a carne suína, também vão aprender dicas de preparo para passar aos clientes. A Diretora de Projetos e Marketing da ABCS, Lívia Machado, acredita que a parceria entre ABCS e a rede é fundamental para incrementar o consumo de carne suína no varejo. “Houve um engajamento dos colaboradores da rede e os participantes com certeza vão levar o conhecimento adquirido aos consumidores. Os depoimentos dos colaboradores comprovam a eficácia da atuação da ABCS e que a educação é o caminho para a mudança. Agradecemos ao competente time do Oba Hortifruti pelo empenho e profissionalismo”.

Fonte: ABCS