Há 47 anos, a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) surgiu no Estado para transformar a história do cooperativismo. O dia 28 de agosto de 1971 marca o início da atuação da entidade, que passou a representar efetivamente o Sistema Cooperativo Catarinense. Em 2018, a Ocesc não apenas comemora o seu aniversário, mas a conquista de um mecanismo legal que abre possibilidade para maior crescimento das cooperativas no Estado.

“A posse dos membros do Conselho Estadual de Cooperativismo – Cecoop, que aconteceu em julho, foi o nosso maior presente neste ano. A partir de agora, Santa Catarina conta com um Conselho que discutirá iniciativas para fortalecer o Sistema, e será a nossa ponte com o Governo do Estado”, comentou Luiz Vicente Suzin, presidente da entidade.

Com 263 cooperativas registradas, a Organização foi a articuladora da criação da Lei nº 16.834, de 16 de dezembro de 2015, que institui a Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo e que prevê a criação do Cecoop, cumprindo com o seu papel de destaque na defesa política do cooperativismo catarinense. Além disso, atua em parceria com o Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Governo do Estado de Santa Catarina, Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, e entidades públicas federais e estaduais.

Para Suzin, os 47 anos da Ocesc demonstram a importância da entidade e sua posição transformadora dentro do Sistema no Estado e no Brasil. “Temos mais de 2,2 milhões de cooperados e mais de 60 mil empregados em cooperativas no Estado, e essa evolução de números, com o passar dos anos, está diretamente ligada ao trabalho da Ocesc.

A Organização esteve à frente de movimentos de mudança que fizeram a diferença para o crescimento do cooperativismo catarinense. Somos orgulhosos do nosso passado e presente, e temos confiança de que o futuro trará ainda conquistas”, finaliza.

Fonte: Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc)