O tema segurança alimentar é geralmente atrelado à produção de países em desenvolvimento. Porém, em artigo publicado em seu site, a Epha – European Public Health Alliance questiona se não está na hora de analisar também a situação europeia.

Conforme o texto, do ponto de vista ambiental e agronômico, a Europa pode estar prejudicando sua capacidade de produzir alimentos seguros no futuro. Do ponto de vista da saúde pública, a entidade duvida que a segurança alimentar está presente o tempo todo no continente.

Em 2015, uma conferência conjunta do Banco Europeu de Meio Ambiente (EEB) e BirdLife na EXPO Milano apresentou o painel: “A UE está no caminho certo para a segurança alimentar a longo prazo?”. A conferência levantou preocupações sobre a futura capacidade agronômica da Europa para produzir alimentos suficientes, com base na visão da Agência Europeia de Meio Ambiente sobre o estado dos ecossistemas e da biodiversidade.

Atualmente, 60% das espécies e 77% dos habitats avaliados estão em um estado de conservação desfavorável. Até 2030, a biodiversidade deverá ter declinado ainda mais. A biodiversidade é crucial para a produção agrícola, pois garante fatores ecossistêmicos de polinização, fertilidade do solo, ciclagem de nutrientes, (micro) regulação do clima e assim por diante.

A Europa já está insegura quanto à segurança alimentar. “A segurança alimentar existe quando todas as pessoas, em todos os momentos, têm acesso a alimentos suficientes, seguros e nutritivos que atendam suas necessidades e preferencias alimentares para uma vida ativa e saudável”, diz a entidade.

Considerando a crise da obesidade, o fato de que as dietas não saudáveis ​​continuam sendo uma das quatro principais causas da mortalidade e da doença da Europa, que os alimentos ultraprocesados ​​ricos em gordura, sal e açúcar tendem a ser a opção mais fácil e mais barata e os grupos sócio econômicos desfavorecidos têm dificuldade em acessar alimentos mais saudáveis, torna-se claro que a Europa pode não estar tão bem nesse aspecto.

>>> Leia a notícia completa (em inglês) no site

Tradução livre equipe Suino.com