A operação de combate contra a Covid-19 empreendida pela BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, produziu números impressionantes em seis meses de pandemia. A Companhia reforçou times, incorporou novos equipamentos de proteção individual e disseminou a aplicação de testes e de medidas protetivas por todo o país, incluindo o cuidado com os familiares e outras pessoas do relacionamento dos cerca de 90 mil colaboradores.

“A BRF entende que é o momento de cuidarmos uns dos outros e de sermos solidários, o que, na prática, significa não medir esforços e investir em medidas que aumentem a segurança dos nossos ambientes profissionais, preservem a saúde de todas as pessoas em nosso contexto operacional, assegurem o abastecimento da população e contribuam com as comunidade no enfrentamento dos múltiplos impactos da pandemia”, afirma o CEO da BRF, Lorival Luz.

A seguir, alguns dos números que dimensionam esse esforço da BRF durante os 6 meses de combate ao Covid-19:

Materiais

Apenas em máscaras PFF2 distribuídas, foram 4 milhões, uma quantidade que, se fosse utilizada no mesmo instante por todos os habitantes de uma cidade brasileira, cobriria com folga uma população como Brasília, terceira mais populosa capital.

Os uniformes ficaram mais rigorosos, com o uso de capacetes com viseiras e máscaras de pano. Além da adoção das máscaras PFF2 (descartáveis), foram utilizadasmáscaras de tecido, somando uma pilha de 230 toneladas higienizadas por mês.

Se o álcool gel distribuído fosse reunido em uma frota, iria enfileirar 106 caminhões abarrotados: foram 639 mil litros, no período.

Contratações

O reforço de time, para garantir o abastecimento e cumprir novas rotinas exigidas pelo combate ao vírus, exigiu a contratação de 6,7 mil temporários, entre trabalhadores dasfábricas, de Centros de Distribuição e repositores.

594 profissionais (próprios e terceiros) foram dedicados ao atendimento da estratégia de testes e demais assuntos relacionados à Covid-19.

Para a higienização, foram contratadas 500 pessoas.

Foram contratados também 403 vigilantes para ajudar a fiscalizar o cumprimento das regras.

A proteção para além das unidades da BRF resultou na busca ativa a 10 mil pessoas eno afastamento preventivo de 5 mil do grupo de risco, enquanto outras 10 mil foram redirecionadas para o home office.

Foram realizadas 3.500 reuniões virtuais diárias, um aumento de 250%.

As reuniões virtuais tiveram uma média diária de 14 mil participantes (aumento de 292%).

Acesso e testagem

Foram realizados 91,1 mil testes rápidos, 18,3 mil PCRs e 3,1 mil sorológicos, totalizando 113 mil testes em 70 mil colaboradores, sendo a BRF uma das empresas que mais testou funcionários no Brasil.

Os testes foram aplicados em 78 localidades.

Mais de 2.000 termômetros foram comprados.

Foram contratados cerca de 400 ônibus, mais do que dobrando a frota original, para garantir o limite de 50% de ocupação de passageiros no transporte dos trabalhadores.

A entrada nas fábricas também mudou, com a instalação de 33 câmeras de temperatura nas plantas e a modificação dos acessos para evitar aglomeração.

Dentro das plantas, a BRF instalou 18 mil metros quadrados de acrílico, sendo 10 mil para a separação nos refeitórios e o restante para o ambiente interno, criando uma barreira onde o distanciamento físico não era viável.

Foram criados 465 postos de limpeza para reforçar a higienização.

Mais de 500 mil marmitas foram distribuídas por mês, o que daria para alimentar por um dia as cidades de Santos e Peruíbe (no litoral paulista).

Por mês, foram utilizados 1,4 milhão de talheres e 2 milhões de sacos plásticos.

Os gastos da BRF associados à prevenção e combate à Covid-19 já em junho alcançaram R$ 247 milhões, em mais de 30 iniciativas para reforçar a saúde e a segurança de colaboradores e de toda a sua cadeia operacional. Esse investimento é voltado não apenas para a operação da Companhia: inclui o apoio ao desenvolvimento de vacina e a pesquisas contra o vírus, em benefício de toda a sociedade.

Sobre a BRF

Maior exportadora global de frango do mundo, a BRF está presente em mais de 130 países e é dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa. Pautada pelos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade, a Companhia baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus mais de 90 mil colaboradores no mundo, mais de 250 mil clientes e aproximadamente 10 mil integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.

Fonte: Assessoria de Imprensa