Começou nesta manhã, dia 7 de outubro, a programação científica do último dia do XV Congresso Brasileiro de Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves) com Painéis simultâneos de Sanidade e Nutrição.

A programação do painel de Sanidade foi aberta pela especialista do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Adriana Cavalcante de Souza, que debateu a “Situação atual dos programas de erradicação da PSC e doenças de Aujeszky”. Em seguida, a palestra “Avanços em sistemas de diagnósticos não invasivos: novos resultados” será apresentada pelo pesquisador da Iowa State University, dos Estados Unidos, Jeffrey Zimmerman. As “Alterações reprodutivas relacionadas com circovirus tipo 2” serão debatidas pelo pesquisador da Universidade de Murcia, da Espanha, Francisco Pallares.

O painel de Nutrição começou com a palestra “Alimentação de porcas de alta prolificidade”, ministrada pelo especialista da Danisco, Rafael Duran. Em seguida, as “Ações no desenvolvimento fetal para otimização da viabilidade e performance pós-natal do leitão” são destacadas pelo professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Caio Abércio. A programação vai ser encerrada com a palestra “Ajustes nutricionais em genéticas de alto rendimento”, com o especialista da Topigs do Brasil, Bruno Alexander Nunes Alves.

O jantar de encerramento começa às 20h, no Marina Park Hotel, com premiação dos trabalhos científicos e entrega do prêmio Mérito Abraves. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.abraves-nacional.com.br ou pelo e-mail abraves2011@abraves-nacional.com.br.

O encontro reúne os principais especialistas da suinocultura mundial para discutir os desafios e as oportunidades da cadeia produtiva. Com 600 participantes inscritos no programa científico, o evento reúne a elite da suinocultura, entre médicos veterinários, zootecnistas , suinocultores, agroindústrias e estudantes. “Este evento já está incorporado no calendário nacional do mercado em função da sua relevância para a atividade e o enorme sucesso de público e crítica”, destacou o Presidente do XV Congresso Abraves, José Nailton Evangelista.

Assessoria de Imprensa – XV Congresso Abraves