Um projeto de corredor bioceânico, ligando os oceanos Atlântico e Pacífico foi proposto pelo Paraná a autoridades Paraguaias, em reunião realizada no  Palácio Iguaçu, no dia 14 de fevereiro. O corredor – conectando o Porto de Paranaguá ao de Antofagasta, no Chile, passando por Paraguai e Argentina – teria potencial para reduzir de 30 a 40% o frete na exportação para a Ásia.

O governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior reuniu-se com a ministra de Indústria e Comércio do Paraguai, Liz Cramer; o governador do Departamento de Misiones, Carlos Arrechea Ortíz; o cônsul-geral do Paraguai no Brasil, Carlos José Fleitas Rodriguez, e empresários.

“É um projeto audacioso”, destacou Ratinho Junior. A proposta já foi apresentada ao presidente Jair Bolsonaro e à diretoria da Itaipu Binacional, que poderá financiar o projeto. A ideia é fazer uma concessão de 50 anos. “Vejo o setor produtivo do Brasil querendo que este projeto saia do papel”, afirmou o governador.

“O governo do Paraguai está muito interessado em ser cada vez mais parceiro do Paraná”, afirmou a ministra Liz Cramer. “A integração é sinônimo de desenvolvimento”, frisou o governador de Misiones, Carlos Arrechea Ortíz.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Editado pelo Suino.com