Fundamental para as exportações de aves, suínos e ovos do Brasil o convênio entre a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) encerra em julho mais um biênio de trabalhos em prol do desenvolvimento da pauta exportadora de proteína animal do País.

Uma série de ações de inteligência comercial, relações internacionais, capacitação e qualificação foram realizadas por meio dessa parceria.

Marcas setoriais mantidas por este convênio, a Brazilian Chicken, a Brazilian Egg e a Brazilian Pork viabilizaram a participação em treze das principais feiras internacionais de alimentos, entre elas, Anuga (Alemanha), Sial (França e China) e Gulfood (Emirados Árabes Unidos).

Um dos pontos altos da parceria ocorreu durante o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS), realizado em 2017. Por meio do convênio ABPA e Apex-Brasil, 88 estrangeiros participaram do maior evento da avicultura e da suinocultura do Brasil.

No Projeto imagem, por exemplo, 50 jornalistas estrangeiros participaram de uma intensa programação de palestras e ações para o fortalecimento da imagem dos setores de aves e de suínos do País. No Projeto Comprador, 21 importadores estiveram no evento, em agenda de encontros de negócios com agroindústrias exportadoras de aves e de suínos.  Houve ainda o Projeto Formadores de Opinião, com stakeholders internacionais, interagindo com o setor brasileiro.

O convênio setorial permitiu, ainda, a realização de uma série de ações de marketing e relações públicas internacionais.  Campanhas foram realizadas na União Europeia e na África do Sul, utilizando iniciativas publicitárias e de assessoria de imprensa. Dezenas de materiais promocionais, livros de realidade aumentada e outras ferramentas de marketing foram desenvolvidas por meio da parceria, valorizando os diferenciais competitivos do campo brasileiro. Nas redes sociais, fan pages das marcas setoriais envolvem centenas de milhares de internautas interessados na avicultura e na suinocultura do Brasil.

“A parceria entre Apex-Brasil e ABPA é vitoriosa e gera oportunidades de imagem e de fomento em prol das exportações e do amadurecimento comercial da cadeia produtiva. A expertise da equipe da Apex-Brasil orienta seus conveniados na busca constante por inovação. Estes são diferenciais que poucas nações no mundo detêm, e que precisamos valorizar”, ressalta Francisco Turra, presidente da ABPA.

Saiba mais sobre os projetos setoriais desta parceria pelos sites www.brazilianchicken.com.brwww.brazilianpork.com.br; e www.brazilianegg.com.br.

SOBRE A ABPA – A ABPA é a representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do Brasil. Congrega mais de 140 empresas e entidades dos vários elos da avicultura e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora superior a US$ 8 bilhões.

Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das três marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork.

Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos e de carne de frangos e de suínos.

SOBRE A APEX-BRASIL – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Apex-Brasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

SOBRE OS PROJETOS SETORIAIS – Os Projetos Setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork são mantidos pela ABPA em parceria com a Apex-Brasil com o objetivo de promover junto ao mercado internacional as carnes de frangos, de suínos e os ovos produzidos no Brasil.  Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos destes setores produtivos – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros.  Cerca de 45 empresas participam dos projetos atualmente. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo e-mail isis.sardella@abpa-br.org.

Fonte: Assessoria de Imprensa