Com a expectativa de ampliar ainda mais a presença da carne brasileira no mercado árabe, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), finalizou sua participação na 23º edição da Gulfood, uma das principais feiras de alimentos e bebidas do mundo, que aconteceu em Dubai, nos Emirados Árabes, encerrada no último dia 22 de fevereiro. A expectativa é de que as conversas iniciadas no evento possam gerar negócios nos próximos 12 meses na ordem de US$ 230 milhões.

Parceira da Abiec no projeto Brazilian Beef, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) foi responsável pelo estande brasileiro, que contou com a presença de 21 empresas associadas: Agra, Barra Mansa, Cooperfrigu, Frigol, Frigosul, Frigotil, Frisa, Frivasa, Iguatemi, JBS, Mafripar, Marfrig, Masterboi, Mataboi, Minerva, Mondelli, Naturafrig, Oderich, Plena, Supremo e Xinguara. Durante os cinco dias de feira, foram servidos cerca de 400 quilos de carne brasileira para mais de 300 visitantes por dia, entre eles representantes do governo brasileiro, como o embaixador nos Emirados Árabes Unidos, Fernando Igreja e o Adido Agrícola, Marcel Moreira.

Na avaliação do presidente da Abiec, Antônio Jorge Camardelli, o resultado da participação brasileira foi positivo. “O Brasil teve uma presença muito proveitosa durante a feira, com a oportunidade de estreitar relações com esse mercado tão importante”. Em 2017 as exportações brasileiras para os países árabes somaram pouco mais de 405 mil toneladas, o que respondeu por 26% do total embarcado pelo país. Já em faturamento, as vendas cresceram 16,13% e fecharam em torno de US$ 1,6 bilhão, o que representou 25% do faturamento total das exportações brasileiras no ano.

Outro ponto positivo da presença brasileira em Dubai foi a participação na terceira edição do Global Halal Industry, evento realizado pela Emirates Authority For Standardization and Metrology, ESMA, maior autoridade Halal dos Emirados Árabes. A Abiec foi a única representante do setor produtivo da carne bovina da América do Sul que esteve presente ao encontro, que discutiu pontos técnicos para a implantação das exigências religiosas preconizadas pelo Islamismo. A ESMA realiza a acreditação e validação para todos os produtos com selo de certificação Halal, destinados ao mercado dos Emirados Árabes. “A participação do Brasil serviu para ressaltar a importância desse mercado e a nossa preocupação em atender todas as exigências dos países islâmicos”, ressaltou Camardelli.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa