O Seminário Nordestino de Pecuária – PECNORDESTE começa nesta quinta-feira, 5, e segue até 7 de julho, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará – SENAR/CE, pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará – SEBRAE e pelos Sindicatos dos Produtores Rurais, o evento apresenta diferentes alternativas de produção e debate temas relevantes para o Agronegócio Nordestino, buscando, sempre, a melhoria das condições de trabalho e o acesso ao conhecimento pelos produtores rurais e micro e pequenos empresários do meio rural.

Em sua vigésima segunda edição, o PECNORDESTE traz como tema: Gestão e Mercado: o caminho para o fortalecimento da Pecuária Nordestina, e abordará temáticas que objetivam discutir, incentivar e aprimorar a gestão da Pecuária, envolvendo assistência técnica e gerencial, capacitação, consultorias, dentre outros.

O PECNORDESTE apresenta uma ampla programação técnico-científica de capacitação, envolvendo 9 segmentos da cadeia produtiva do agronegócio, através da realização de palestras, oficinas, seminários, mesas redondas e painéis, com a participação dos segmentos da Apicultura, da Aquicultura e Pesca, da Avicultura, da Bovinocultura de Leite, da Caprinovinocultura, da Equinocultura e da Suinocultura, além das atividades não agrícolas no meio rural, como o Artesanato e o Turismo no Espaço Rural e Natural, importantes cadeias produtivas na dinamização da economia rural e do Seminário Cearense de Palma Forrageira.

Além da programação técnica, o evento conta com uma área de 5 mil m2 para exposição, onde serão realizados a XXII Feira de Produtos e de Serviços Agropecuários, estimulando a geração de negócios nas áreas de máquinas e equipamentos, animais, insumos, produtos agropecuários, agroindustriais e artesanais, apoiando o setor produtivo na realização de investimentos, na comercialização de produtos, na apresentação de serviços e incentivando às atividades não agrícolas no meio rural, principalmente, o artesanato e o turismo no espaço rural e natural.

PRINCIPAIS NOVIDADES

Até 2017, o Pecnordeste fez uma exposição de animais caprinos e bovinos de leite, mas este ano, a comissão técnico -científica resolveu aceitar o desafio e trazer uma exposição completa com animais representando os seis segmentos pecuários adaptados ao semi-árido: bovinos, caprinos, ovinos, suiúos, equinos e aves. O coordenador da Exposição, Henrique Matias, disse que  haverá uma área especial no Estacionamento do Centro de Eventos, mostrando o melhor de cada espécie . No local, o produtor  poderá fazer negócios, adquirir matrizes e  participar das Oficinas de Capacitação. O espaço é aberto ao público de 10 às 22 horas.

Segundo o coordenador da Comissão Técnico-Científica do Pecnordeste 2018, engenheiro agrônomo   Eduardo Barroso, o evento deste ano apresentará várias novidades ,além  da exposição de animais, citou um  Show- Room de tecnologias com experiências desenvolvidas pelas universidades,  institutos de federação e  por produtores , que ficará a cargo do engenheiro-agrônomo do Centro de Ensino Tecnológico do Ceará-CENTEC , Francisco Augusto Sousa Junior.
A entrada é gratuita, e as oficinas também . A cobrança de taxa é apenas para as palestras dos nove segmentos e  para o Seminário da Palma Forrageira.

FESTIVAL DE GASTRONOMIA COM A ACCC

No espaço da Feira de Produtos e Serviços Agropecuários, será realizado um Festival de Gastronomia,  sob a coordenação da Associação dos Chefes de Cozinha.-ACC.  O Chef Luciano Ferreira , presidente da ACC, já esteve em contato com a Comissão organizadora do PECNORDESTE, e  informou que haverá a participação de vários chefes apresentando pratos típicos à base de carneiro, aves, suínos, bovinos e crustáceos, incluindo camarão e atum. Os pratos serão vendidos a preços bastante convidativos, permitindo o acesso de todos à nossa  gastronomia, disse Luciano.

Faça sua inscrição online. Para mais informações, acesse o site.

Fonte: PECNORDESTE