Criadores de animais de pequeno porte no estado do Amazonas têm até o dia 13 deste mês para adquirir milho para a ração de seus plantéis pelo Programa de Vendas em Balcão (ProVB). A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) retomou esta semana a comercialização do grão, com a autorização da venda de mais 750 toneladas do produto. Entre o público atendido estão criadores de aves, porcos, bois e cabras, entre outros.

A retirada do produto poderá ser efetuada até o dia 16 de dezembro, que é o prazo final para emissão de nota fiscal. Após esta data, as vendas serão encerradas e só retornam a partir de janeiro de 2020, com os novos preços que serão atualizados. Para participar, os interessados precisam estar com a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa e realizar seu registro no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican), no Portal da Conab.

A venda é realizada por meio de Autorização de Liberação de Estoque Público (Alep), ferramenta usada pelo governo federal para regulação de mercado. Neste momento o quilo do milho no estado custa R$ 0,93 e a saca de 50kg, R$ 46,50. Ambos os preços sem a incidência de ICMS no ato da compra.

Clique aqui para saber sobre o cadastramento no Programa de Vendas em Balcão.

Fonte: Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)