Período de atuação moderada nas lavouras de milho, em razão do forte trabalho de colheita nas áreas de soja, que é prioritária nesse momento. Como essa situação é tradicional no Sul do país, a tendência para colheita do milho ficará para o mês de maio. Atualmente o percentual de lavouras de milho a ser colhido é muito pequeno, cerca de 8%.

A produtividade média das lavouras de milho que já foram colhidas é de aproximadamente sete t/ha; nas lavouras destinadas à silagem, se verificou uma produtividade próxima de 40 t/ha, com algumas delas apresentando produtividade de até 50 t/ha.

O preço pago aos produtores nesta semana se manteve praticamente estável em relação à anterior, na média de R$ 34,94/sc. de 60 quilos; esse valor corresponde a uma elevação de apenas 0,29%, estando 47,1% acima do valor médio do mesmo período do ano anterior.

Em função da diminuição da área de cultivo no Estado nesta safra, aliada ao grande consumo do grão, o preço do milho mantém tendência de alta. Este cenário positivo reflete na programação dos produtores para o plantio da próxima safra.

Fonte: EMATER/RS