Estudos já mostraram que os ácidos graxos poli-insaturados ômega-3 de cadeia longa fornecem diversos benefícios para a saúde, incluindo a redução do risco de doenças cardiovasculares e mortes. Ainda assim, poucos americanos consomem este nutriente em quantidades suficientes.

Pesquisadores da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, estudam como acabar com essa deficiência fortificando alimentos consumidos com frequência pela população, como ovos e frango. A informação foi divulgada pelo site Feed Stuffs.

“A produção de ovos e carne de aves ajudará a atingir as metas de saúde e nutrição para a população, além de ajudar os produtores de ovos e aves a elevar o valor de seus produtos”, disse Kevin Harvatine, professor de fisiologia nutricional da Penn State.

Harvatine e Robert Elkin, professor de bioquímica nutricional aviária, têm trabalhado em colaboração nesta área de pesquisa desde 2011, realizando inúmeros estudos no Penn State Poultry Education & Research Center com galinhas poedeiras e frangos de corte.

Os pesquisadores explicam que o ácido alfa-linolênico é um ácido graxo ômega-3 de 18 carbonos; é um dos dois ácidos graxos essenciais que o corpo humano não pode produzir sozinho, mas é vital para a saúde cardiovascular, cognitiva e do sistema imunológico. Ele também é elogiado por suas propriedades anti-inflamatórias.

Embora haja suplementos disponíveis no mercado, os pesquisadores acreditam que é melhor atingir os alvos nutricionais de ômega-3 através de alimentos, como carne e ovos enriquecidos. Segundo a American Egg Board, o consumo per capita de ovos é de cerca de 267 por ano, o que equivale a cerca de cinco ovos por pessoa por semana, de acordo com o National Chicken Council.

“A importância da pesquisa para a indústria de ovos é que nós temos aprendido sobre um potencial novo para o enriquecimento de óvulos com ácidos graxos ômega-3, e essa informação pode ser usada no desenvolvimento da próxima geração de ovos”, Disse Elkin.

Leia a notícia completa

Tradução livre Suino.com