Pesquisadores da Universidade de Arkansas, nos Estados Unidos, estão analisando o ciclo de vida na indústria da carne bovina – um olhar aprofundado sobre todos os fatores que compõem a produção – visando traçar plano para que a indústria possa ampliar as práticas sustentáveis. A informação é do Feed Stuffs.

“A produção de carne é um dos setores que mais contribui para as emissões de gases de efeito estufa”, disse o diretor do departamento de sustentabilidade da Universidade de Arkansas, Marty Matlock. “Melhorar as práticas sustentáveis deste processo pode ter um impacto significativo nas mudanças climáticas”, afirmou.

Utilizando softwares, os pesquisadores exploram os impactos ambientais de cada etapa do processo de produção de carne bovina, da produção do alimento, passando pelo ganho de peso até o processamento da carne. A análise permitirá identificar um conjunto de práticas com maior impacto na redução de emissões de gases de efeito estufa.

Além de identificar oportunidades de melhoria, a análise do ciclo de vida dará aos pesquisadores um retrato detalhado de como a produção de carne bovina contribui atualmente para as emissões de gases de efeito estufa, disse a universidade. “Compreender o impacto da produção de carne sobre as mudanças climáticas é uma prioridade para a indústria da carne bovina”, disse Matlock.

>>> Leia a notícia completa (em inglês)

Tradução livre equipe Suino.com