Uma pesquisa publicada no final de agosto identificou uma cepa de Escherichia coli (E.Coli), encontrada em produtos à base de frango e peru vendidas no varejo, que podem estar causando uma ampla gama de infecções em humanos.

O estudo, publicado na revista da Sociedade Americana de Microbiologia, mBio, fornece evidências de que o E.coli encontrado em produtos frescos de aves pode provocar infecções da bexiga e outras condições graves em humanos. A informação foi divulgada nesta semana pelo site Poultry World.

A pesquisa foi liderada por uma equipe de pesquisa do Centro de Ação de Resistência a Antibióticos (ARAC) da Universidade George Washington, nos Estados Unidos. Mostrou que existem várias estirpes de E. coli. O patógeno ST131, em particular, pode afetar as pessoas através do consumo da carne de frango contaminada.

O pesquisadores conduziram um estudo de um ano no qual analisaram o frango, o peru e a carne suína comprados em grandes cadeias de supermercados em Flagstaff, Arizona. Durante o mesmo ano, a equipe também coletou e analisou amostras de sangue e urina de pacientes atendidos no Flagstaff Medical Center, o único grande hospital da cidade.

E.coli em quase 80% das amostras de carne

A equipe encontrou E.coli em quase 80% das 2.452 amostras de carne e em 72% das culturas positivas na urina e sangue de pacientes. E. coli ST131 foi o tipo mais comum de infecção e também estava presente nas amostras de carne.

Eles então analisaram como essas bactérias estavam intimamente relacionadas entre si, ou mais importante, se as pessoas as haviam adquirido de aves domésticas. Para isso, estudaram os genomas das células de E. coli e descobriram que quase todos os E.coli ST131 nos produtos de frangos pertenciam a uma estirpe específica chamada ST131-H22 e portavam genes que ajudam a E. coli a desenvolver-se nas aves. Descobriu-se que essa mesma cepa adaptada às aves estava contaminando as pessoas.

O Professor Price, chefe da pesquisa, disse: “No passado, poderíamos dizer que E.coli de pessoas e aves estavam relacionadas umas com as outras, mas com este estudo, podemos dizer com segurança que a E. coli passou de aves para as pessoas e não vice-versa.

Atualmente, os produtos à base de frango não testados rotineiramente para o tipo de cepas de E.coli que causam infecções do trato urinário. Porém, os resultados da pesquisa ressaltam a importância de cozinhar e manipular frango cuidadosamente na cozinha.

Equipe Suino.com

Leia a notícia original