Pesquisa global com o objetivo de melhorar o bem-estar das aves durante a produção avícola levou a uma mudança na legislação da União Europeia. A informação foi divulgada pelo site Poultry World.

O novo regulamento, que entrou em vigor no dia 18 de maio, torna legal na União Europeia a utilização do sistema LAPS (Low Atmospheric Pressure Stunning), que a pesquisa provou ser o método mais adequado no atordoamento no pré-abate de frangos de corte.

Este é o primeiro novo método de atordoamento a ser adicionado aos Regulamentos da EU. A EFSA classificou o LAPS como um dos métodos com menores riscos de bem-estar para os sistemas de atordoamento e acrescentou que, comparar o sistema com o banho de água ou o Gas Stunning não é possível, uma vez que pouca pesquisa havia sido conduzida nos outros sistemas.

A pesquisa, que envolveu cientistas da Universidade de Glasgow e Edimburgo em colaboração com pesquisadores da Universidade de Mississippi, Universidade de Arkansas, Universidade da Flórida e Universidade de Wageningen, Holanda, representa a mais ampla avaliação do bem-estar de um sistema para aves.

LAPS é uma nova abordagem que irreversivelmente atordoa os animais, reduzindo gradualmente a pressão atmosférica e, portanto, a quantidade de oxigênio disponível.

Equipe Suino.com

Leia a notícia completa