Um dos maiores desafios na agricultura hoje é equilibrar a produção de alimentos e a necessidade de preservar o meio ambiente. Por isso, a utilização de soluções e técnicas sustentáveis nas lavouras têm se tornado uma realidade em muitas regiões produtoras e a tendência é que cada vez mais agricultores busquem por empresas que tenham produtos ecologicamente amigáveis.

A agricultura 4.0, também chamada de agricultura digital, vem para reforçar essa vertente. Com a aplicação de técnicas de melhoramento genético de sementes e utilização de biotecnologia para a criação de lavouras mais produtivas e adaptadas ao meio, essas soluções podem diminuir os impactos ambientais causados pela atividade agrícola, além de melhorar a produtividade e a eficiência na utilização de insumos, reduzir custos, aumentar a segurança dos trabalhadores.

Conheça abaixo, 3 tecnologias de agricultura que podem tornar uma plantação cada vez mais sustentável:

Agrosmart
Plataforma de agricultura digital líder na América Latina, ajudando produtores rurais a tomarem melhores decisões no campo e serem mais resiliente às mudanças climáticas, a Agrosmart gera recomendações ao monitorar lavouras por meio de sensores e imagens de satélite, interpretando as necessidades da planta em tempo real em relação a irrigação, doenças e pragas, além conseguir uma economia de 60% no consumo de água, 40% de consumo de energia e até 15% de aumento na produtividade no campo. O uso do sistema permite ter rastreabilidade e sustentabilidade em diversas partes da cadeia de alimentos, desde genética até a indústria, permitindo reduzir custos, economizar água, energia e aumentar a eficiência da produção.

Fast Agro
A Fast Agro é uma empresa focada no desenvolvimento de soluções para a fisiologia das plantas. Com 26 produtos em seu portfólio, a empresa agrega valor na cadeia de produção das culturas de soja, algodão, feijão e milho no cerrado do Brasil, Argentina e Paraguai. Dentre seu portfólio de sete produtos focados em fisiologia das plantas e mais 19 fertilizantes foliares, destaca-se a atuação do Stay Up, sendo a Fast Agro a pioneira dessa solução no mercado que possui resultados de aumento de produtividade a mais de 7 safras. O produto proporciona um crescimento expressivo, com um maior engalhamento sem causar fito, diminuindo a altura das plantas por meio da redistribuição dos fotoassimilados da haste principal para os ramos laterais, com consequente redução do acamamento e aumento do número de vagens e grãos, impactando positivamente todo seu desenvolvimento.

Gênica
Instalada no AgTech Valley de Piracicaba, desenvolve soluções sustentáveis que desempenham um papel importante no manejo do sistema de produção e que promovem o equilíbrio nutricional, graças à sua filosofia de utilizar plantas com baixas concentrações de aminoácidos livres e açúcares redutores, que atraem um menor número de insetos, praga e patógenos.

 

Fonte e foto: Assessoria de Imprensa