A “PorkExpo 2018 e IX Congresso Internacional de Suinocultura” destacam na edição deste ano o Seminário “Nova dinâmica do mercado de grãos e o desafio da sustentabilidade econômica da suinocultura”. A ação será orquestrada pelo especialista em agronegócio brasileiro, engenheiro agrônomo e doutor em economia aplicada pela Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (ESALQ – USP), Alexandre Mendonça de Barros.

A iniciativa é da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS) e em parceria com a Safewayagro e o Sebrae Nacional, e vai ser realizada no dia 26 de setembro, a partir das 11 horas.

O objetivo é discutir os impactos dos mercados nacionais e internacionais de soja e milho sobre a rentabilidade dos suinocultores. Estes dois grãos influenciam diretamente na atividade por corresponder a 70% dos custos de produção na granja.

Quem é

Alexandre Mendonça de Barros foi professor do Departamento de Economia da ESALQ/USP de 1995 a 2004, de Economia Agrícola da Fundação Getúlio Vargas, entre 2005 e 2011, além de integrante do Conselho de Administração da Fosfértil, CASP e Vale Fertilizantes, Grupo Schoenmaker | Terra Viva e Coplana. É membro dos Conselhos do Grupo Otávio Lage, Frigorífico Minerva, Guarita e Grupo Roncador. Além de participar do Comitê de Assessoria Externa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) Sudeste, do Conselho Superior do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e atuar como sócio-consultor da empresa de consultoria MB Agro.

“Houve uma mudança drástica na dinâmica do mercado de grãos, que determina uma atenção maior do suinocultor a este elo da cadeia. O Brasil é cada vez maior como exportador de milho e soja, melhora sua logística, muda o perfil do plantio e atua mais profissionalmente como produtor de cereais”, alerta Marcelo Lopes, presidente da ABCS. Ele também frisa a necessidade do suinocultor se preparar para este desafio com mais informação, capital de giro e ferramentas de mercado futuro que possam mitigar riscos e garantir o abastecimento regular de insumos a preços competitivos durante todo o ano.

Produção intensiva

O suinocultor tem pouca margem de manobra para definir o preço de venda do seu produto, pois o sistema de produção intensivo não permite retenção de animais na granja por muito tempo, nem há dispositivos no mercado spot que garantam um preço mínimo. A redução dos custos é a grande oportunidade de ganho que pode determinar até mesmo a permanência do empreendedor rural na atividade.

A PorkExpo 2018 e IX Congresso Internacional de Suinocultura acontecem nos dias 26 e 27 de setembro, no Hotel Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu (PR). Em sua 9ª edição, o evento abordará o tema “A Carne do Amanhã. Essa Missão é Nossa”, com uma programação diversificada e temas considerados pilares do futuro da suinocultura: Economia e Mercado, Qualidade de Produção da Carne Suína, Inovação, Tecnologia e Produtividade, Gestão e Manejo.

SERVIÇO

O quê: PorkExpo 2018 e IX Congresso Internacional de Suinocultura
Quando: Dias 26 e 27 de setembro
Onde: Hotel Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu (PR)
Contato: (19) 3305 2295 | E-mail: Site: porkexpo.com.br

Fonte: PorkExpo