A autoridade portuária do Porto do Itaqui (MA) e a administração do Canal do Panamá formalizaram uma aliança de colaboração a fim de fomentar o uso do canal por navios com destino ou origem no Itaqui. O objetivo é que isso promova as remessas de grãos na rota comercial do Norte do Brasil com destino a países localizados no Pacífico.
Segundo o acordo, as duas partes se comprometem a atuar, de forma cooperativa, para melhorar o serviço de transporte em suas áreas de influência e promover o crescimento do comércio global. O escopo da aliança abrange atividades comerciais conjuntas, intercâmbio de informação, estudo de mercado e modernização.
A expectativa é que a parceria fortaleça a logística do Arco Norte e dê ao Porto do Itaqui acesso a novos mercados, especialmente de commodities. “Esse convênio é muito importante por viabilizar a movimentação de grãos para a Ásia através do Canal, proporcionando ainda mais competitividade ao Itaqui e já contemplando o crescimento da movimentação de grãos pelo Arco Norte”, afirmou Ted Lago, presidente da Emap (Empresa Maranhense de Administração Portuária). De toda a soja escoada pelo Porto do Itaqui, 80% têm como destino a Ásia.
De janeiro a outubro, foram escoadas pelo porto público maranhense mais de 8 milhões de toneladas de soja. A marca representa um aumento de quase 40% em relação ao volume movimentado em todo o ano de 2017.

Fonte: CNT, com informações do Porto do Itaqui/Emap
Foto: Divulgação/Emap