Para destacar a diversidade das florestas e mostrar como elas aparecem no dia a dia das pessoas, a programação do XXV Congresso Mundial da Iufro traz uma exposição com mais de 30 estandes nacionais e internacionais, reunindo empresas, instituições públicas e editoras que trabalham com florestas no país. A abertura oficial aconteceu neste domingo (29), e contou com a presença de diversos congressistas. Yeda Maria Malheiros de Oliveira, pesquisadora da Embrapa Florestas e vice-presidente do Comitê Organizador, e Sandra Afonso, pesquisadora do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), deram as boas-vindas aos presentes. A feira acontece de 29 de setembro a 04 de outubro, das 10h às 18h, na Expo Unimed Curitiba, e a entrada é gratuita.

Na avaliação de Yeda, a exposição é um excelente espaço para que as pessoas possam, além de compartilhar informações científicas, ver o que existe no Brasil em termos de produtos florestais. “A madeira importa, tem valor, e isso é o que queremos mostrar com a exposição. Falaremos de florestas, conservação e biodiversidade, destacando que temos em mãos uma matéria-prima renovável e sustentável”, afirma.

Uma das atrações da exposição é o espaço Brazil, que mostra o que as instituições brasileiras de pesquisa florestal estão fazendo, como projetos de atuação em rede, parcerias internacionais, entre outros. Nesse estande, há também um túnel de realidade virtual da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (Ilpf). Outro destaque é que o espaço terá diariamente mais de 10 mini-talks, abordando diversos assuntos ligados ao setor florestal.

Além desse estande, a feira conta, ainda, com um espaço de sociobiodiversidade, que traz informações e produtos de todos os biomas brasileiros (Cerrado, Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa); a mostra “Madeira e Arte”, com a exposição de trabalhos de artistas e artesãos curitibanos com matéria-prima florestal; a mostra fotográfica “Mulheres na floresta”; e o espaço Curitiba, idealizado pelo Instituto Municipal de Turismo; .

Para fechar, os visitantes podem conferir o espaço Estocolmo 2024, que apresenta a capital da Suécia como a próxima cidade-sede da Iufro, com informações sobre a cidade, o país e o que já vem sendo feito a respeito de pesquisa e desenvolvimento florestal.

IUFRO 2019

O XXV Congresso Mundial da Iufro acontece de 29 de setembro a 05 de outubro, no Expo Unimed, em Curitiba, com o tema central “Pesquisa florestal e cooperação para o desenvolvimento sustentável”. Esse é considerado o maior evento de pesquisa florestal do mundo e acontece pela primeira vez na América Latina.

Na programação, estão previstas sessões plenárias e subplenárias, sessões e excursões técnicas, além de eventos paralelos, todos englobando cinco temas estratégicos: “Florestas para pessoas”; “Floretas e mudanças climáticas”; “Florestas e produtos florestais para um futuro mais verde”; “Biodiversidade, serviços ambientais e invasões biológicas”; e “Florestas, interação com o solo e a água”.

A Iufro 2019 tem organização local da Embrapa e Serviço Florestal Brasileiro e organização internacional da International Union of Forest Research Organizations (Iufro).

Fonte: Embrapa Florestas