Paraná é o segundo maior produtor de soja do país,e o plantio no Estado ja chegou a 95% da área estimada em 5,5 milhões de hectares e com 97% das lavouras semeadas em boas condições.
As informações foram divulgadas  pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura do Estado, e mesmo com um leve atraso no plantio devido ao excesso de chuvas no mês de outubro, as lavouras de soja se mantêm em boas condições nesta safra.
O fenômeno El Niño, previsto para 2018, contribui para uma boa expectativa de produção. “As quebras de safra são mais comuns nos períodos de seca”, disse o chefe do Deral, Marcelo Garrido.
Ainda segundo as informações do Deral, 75% da área semeada está na fase de desenvolvimento vegetativo, 14% em floração, 8% em germinação e 3% em frutificação.
A área da soja na safra 2018/19 está estimada em 5,45 milhões de hectares, sem grandes variações com relação ao ano passado. A estimativa de produção é de 19,6 milhões de toneladas, 3% maior do que na safra anterior, o que representa uma recuperação na produtividade.

Fonte: AEN-PR Aêencia Estadual de Notícias