O uso de extratos de plantas e acidificantes para suínos foi o tema da palestra do especialista Rafael Hermes, da DSM, que tratou dos aditivos alternativos ao uso de APC, como “Eubióticos”. Hermes apresentou os diferentes produtos disponíveis no mercado como probióticos, prebióticos, minerais orgânicos, entre outros e os extratos de plantas e acidificantes que representam dois grandes grupos de aditivos com promissores efeitos na saúde e bem-estar animal.

O palestrante alertou para a discussão sobre o uso dos antibióticos promotores de crescimento (APC) tanto no Brasil e da União Européia que desde 2006 criou leis que controlam o uso indiscriminado de antimicrobianos. Ele citou ainda que após a restrição nesses países, cresceu muito o interesse cientifico pela busca de aditivos alternativos e que garantam o controle de doenças; o bem-estar e a produtividade dos animais, além de garantir alimentos mais seguros e saudáveis.

Hermes destacou que a busca pela saúde intestinal através de aditivos eubióticos ainda é muito recente “Percebe-se que ainda necessitamos evidenciar e conhecer como alguns componentes da dieta podem influenciar o ambiente gastrointestinal e a fisiologia dos animais para garantir a produtividade do setor”.
O alerta de Rafael é que na produção de suínos sem o uso dos APC, existem muitos outros fatores que precisam ser controlados como: o manejo, um eficiente programa de vacinação e medidas profiláticas como a higiene e limpeza das instalações, entre outros.

“Se focarmos exclusivamente no papel do emprego de estratégias nutricionais para o controle de doenças entéricas de suínos, devemos considerar novos conceitos. Como por exemplo o termo recentemente proposto de saúde intestinal, que engloba o equilíbrio e as interações entre os componentes de uma dieta apropriada; o sistema digestivo com sua imunidade local; e o papel da microbiota intestinal” afirma Rafael.

O palestrante finaliza afirmando que “Existe ainda um promissor caminho pela frente a ser seguido para aqueles que visam a criação de animais mais saudáveis, com o mínimo impacto ao meio ambiente e que garantam a segurança alimentar dos consumidores”.
Na sequência da programação serão abordados os seguintes temas “Modulação da Microbiota para a saúde intestinal dos leitões” com Abílio Alessandri – CHR Hansen. A programação encerra com a palestra sobre o “Uso de probióticos na suinocultura” com Guilherme Borchardt Neto, da Novartis.
O XV Congresso Brasileiro de Veterinários Especialista em Suínos, com o tema “O futuro já começou: Rumo a sustentabilidade”, reúne este ano mais de 600 profissionais do setor em Fortaleza, no Marina Park Hotel.
O evento debate com técnicos e entidades da indústria e do setor público o futuro da suinocultura no mercado globalizado. Os temas escolhidos abordam o nível atual da qualidade dos produtos finais e na segurança alimentar como condição única para o incremento do consumo da carne suína.
No dia 05 de agosto pela manhã as palestras magistrais reúnem especialistas brasileiros e espanhóis em bem estar animal e segurança alimentar. A programação inicia com o tema “A Contribuição dos Congressos da Abraves para Suinocultura Profissional e Cientifica do Brasil” com Erico Kunde Corrêa – UFPEL; “Bem Estar Zootécnico na Produção de Suínos” com Xavier Manteca da Universidade Autonoma de Barcelona, UAB -Espanha e “Estado da Arte do Conhecimento em Gestão Ambiental em Suinocultura” com Jesus Martínez – ALMELA- Bioagroprojects, Espanha; “Segurança Alimentar: Inocuidade da Carne Suína” com Marisa Cardoso – UFRGS, Brasil e “Bem Estar, Saúde e Qualidade da Carne e dos Derivados Suínos” com Afonso de Liguore – UFMG, Brasil.
O XV Congresso da Abraves vai até o dia 07 de outubro em Fortaleza, CE. Mais informações no site http://www.abraves-nacional.com.br.

Serviço:
XV Congresso Abraves
Data: de 4 a 7 de outubro de 2011
Local: Marina Park Hotel, Fortaleza, Ceará
Informações: www.abraves-nacional.com.br

Assessoria de Imprensa – XV Congresso Abraves:
Márcia Midori