Segundo apurou a pesquisa diária do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da USP), os preços da soja no mercado físico brasileiro fecharam a sexta-feira (21.06) com preços médios da soja nos portos do Brasil sobre rodas caindo 1,49%, para R$ 81,53/saca, Isso fez o acumulado mensal voltar para o campo negativo em 1,27%.

No interior, informa a T&F Consultoria Agroeconômica, a queda foi um pouco maior, de 1,84%, para R$ 75,77/saca, trazendo de volta também para o território negativo o acumulado do mês de junho para 1,79%. De acordo com o analista Luiz Fernando Pacheco, isso se deveu às quedas de 0,68% na cotação do Dólar e de 1,39% na cotação da Bolsa de Chicago.

“Apesar de um dia relativamente quieto no mercado doméstico, com poucas vendas de Origem, o tom dos preços ainda é firme – está andando de lado, mas na parte alta do gráfico, o mercado consumidor final, principalmente aquele não-China, ainda está ativo”, acrescenta Pacheco.

O mercado de Paper de Paranaguá negociou Agosto a +98, 11 cents acima da última quarta-feira. “Com a falta de ofertas no norte do Brasil, a demanda não-chinesa da soja foi desviada novamente para o Uruguai e a Argentina, nesta sexta-feira. O mercado C&F (posto nos portos da China) melhorou 6 cents para +192 Ago e +173 Set para a soja brasileira. Não houve ofertas de soja argentina e americana, mas o cálculo do preço mais frete ficou em 144 Jul e 144 Ago para a soja argentina e 173 Ago para a soja americana do Golfo”, conclui o analista da T&F.

Fonte: Agrolink/Leonardo Gottems