Levando em consideração os valores dos portos

Os preços do óleo de soja nos portos subiram aos níveis mais altos dos últimos sete anos esta semana, com a oferta apertada no mercado interno brasileiro, com o prêmio para o óleo de soja argentino batendo um recorde de alta – um movimento que provavelmente atrairá mais importações de óleo de soja. As informações foram divulgadas pela T&F Consultoria Agroeconômica.

“O óleo de soja brasileiro com base FOB Paranaguá para embarque de novembro foi negociado a um prêmio recorde de 9,00 ct/lb sobre o contrato CBOT de dezembro na quarta-feira, equivalente a US $ 923,25/t FOB e seu maior nível desde maio de 2013. Subiu US$ 135/t desde o início deste mês. As cargas na vizinha Argentina – maior exportadora mundial de óleo de soja – para o equivalente são negociadas a um prêmio de 3,50 ct/lb, ou US$ 802/mt FOB Up River, um aumento de US$ 45/t no mesmo período de quatro semanas”, comenta.

Isso significa que o prêmio habitual de US$ 10/t do Brasil sobre o óleo de soja argentino subiu para um recorde de US$ 121,25/t, à medida que o mercado interno não tem mais óleo de soja enquanto a demanda aumentava. “O comprador vende o volume de volta ao mercado interno, se o óleo ainda não estiver no porto. A base doméstica está sendo negociada a +1500 ct/lb equivalente FOB Paranaguá”, disse uma corretora brasileira para a T&F.

“Após uma temporada recorde de exportação de soja, impulsionada pela demanda chinesa no início deste ano, o Brasil – maior produtor mundial da oleaginosa – tem pouca oferta até sua próxima safra, em fevereiro do próximo ano. Ao mesmo tempo, a demanda por soja no Brasil – a terceira maior nação consumidora de diesel do mundo – tem visto um aumento na demanda por biodiesel à base de soja, apesar das medidas para restringir a disseminação do Covid-19, já que mais de 95% de todas as mercadorias do país são transportadas via estradas”, conclui.

Fonte: Agrolink