Um vídeo mostrando muitos funcionários de uma loja de móveis fazendo fila para receber um saco de carne suína se tornou viral na China, uma mostra de como a alta dos preços transformou a carne suína em um presente de Natal de luxo.

Os 500 trabalhadores da empresa solicitaram um quilo de carne cada um sobre os tradicionais mooncakes recheados de feijão vermelho, que geralmente são oferecidos antes do festival do meio do outono, que ocorre na quinta-feira deste ano. Comentários no site de mídia social Weibo mostraram que os espectadores apreciaram a mudança, já que carne suína se tornou uma extravagância.

A carne suína se tornou um produto valioso nos últimos anos, depois que a propagação da peste suína africana na China cortou o abastecimento local do principal consumidor pela metade e empurrou os preços para uma alta recorde. No entanto, há sinais de que a era de usar carne suína ao pescoço como sinal de riqueza pode estar chegando ao fim, graças à recuperação do rebanho doméstico.

Os preços da carne suína no atacado na China caíram quase 5% em setembro ante o mês anterior, a maior queda desde maio, segundo dados do Ministério do Comércio. Os altos preços da carne suína na China têm sido o principal fator para a inflação de alimentos no país. Ainda assim, eles permanecem cerca de 25% maiores do que há um ano.

Mais oferta de carne suína devido à recuperação do rebanho doméstico pode continuar reduzindo os preços no quarto trimestre, embora o mercado permaneça apertado por um tempo, disse Zhu Zengyong, pesquisador da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas.

O governo chinês também aumentou as vendas das reservas estaduais de carne suína este mês para tentar reduzir os preços antes do feriado. O governo ofereceu 10.000 toneladas de carne suína importada na terça-feira, depois de vender um total de 40.000 toneladas em 25 e 18 de setembro, de acordo com o China Merchandise Reserve Management Center, que administra as reservas estaduais de carne suína.

Fonte: Bloomberg