A indústria europeia de carne suína levantou preocupações sobre o aumento contínuo dos preços da proteína.

Em carta conjunta, a Comissão Europeia de Indústrias de Processamento (CLITRAVI) e a Federação Europeia de Alimentos, Agricultura e Turismo (EFFAT), chamaram atenção para o “recente aumento acentuado na Europa do preço da carne suína, a mais importante proteína para a indústria de carnes da Europa”. Citaram o “recente aumento das importações chinesas da Europa” como a razão para a elevação dos preços em mais de 25%, em comparação à primeira semana do ano.

As entidades alertaram que a matéria-prima carne representa cerca de 50% do custo da indústria e, em algumas situações, até 75% do total do custo de produção.

“Enquanto não tivermos qualquer orientação sobre o preço de compra e venda, pensamos que é importante que toda a cadeia de suprimentos entenda dos desafios desta excepcional e ainda em curso situação de mercado potencialmente ameaçadora para os negócios, empregos e meios de subsistência por toda a indústria europeia.

“Esperamos que a Comissão Europeia e todos os Estados Membros forneçam apoio e suporte para passarmos essa mensagem da importância da viabilidade de cada elo de toda a cadeia, visando restaurar um ambiente comercial justo”, concluiu a carta.

Fonte: Global Meat News

Tradução: Equipe Suino.com