O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, abordará perspectivas do campo produtor e exportador do País em palestra durante o II Congresso Internacional de Direito Agrário e do Agronegócio, que acontecerá quarta-feira (07), em Brasília (DF).

Ex-ministro da Agricultura, Turra participará do painel “desafios do agro brasileiro no Brasil e no mundo”.  Na ocasião, abordará cenário atual e perspectivas do comércio internacional de grãos e de proteínas do Brasil, destacando os desafios que o país precisará superar para manter sua competitividade como exportador global.

Além do presidente da ABPA, confirmaram participação no painel a presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Deputada Federal Tereza Cristina Correa da Costa Dias, o Deputado Federal e Senador Eleito Luis Carlos Heinze e o Embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang. O presidente da Comissão Especial de Direito Agrário e do Agronegócio do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ricardo Barbosa Alfonsin, será o mediador do painel.  Wilfrido Augusto Marques, presidente da Escola Superior do Agronegócio Internacional, será o debatedor.

 “O evento é uma oportunidade valiosa para reunirmos diversas perspectivas, em um debate amplo sobre o futuro do agronegócio do Brasil e seu papel como parceiro pela segurança alimentar mundial”, analisa Turra.

O Congresso é promovido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).  A entrada é gratuita.  Mais informações no site.

SOBRE A ABPA – A ABPA é a representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do Brasil. Congrega mais de 140 empresas e entidades dos vários elos da avicultura e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora superior a US$ 8 bilhões.

Tem como missão representar os setores em foros nacionais e internacionais zelando pela qualidade, sanidade e sustentabilidade dos produtos, promovendo a integração de toda a cadeia produtiva.

Por meio de diversas iniciativas, a ABPA fomenta o desenvolvimento tecnológico setorial, a profissionalização e a expansão da atuação do setor produtivo nos mercados interno e internacional.

A ABPA atua, ainda, pela viabilização de novas oportunidades para o setor produtivo por meio de negociações internacionais, relações institucionais junto ao stakeholders no Brasil e no exterior, ações para abertura de mercados e outras ações.

Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das três marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork.

Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos e de carne de frangos e de suínos.

 

Fonte: ABPA