A retomada da economia passa pelo agronegócio, disse o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, para uma atenta plateia no município de Camargo, nesta sexta-feira (9).

Secretários da Agricultura da região, representantes da Emater e agricultores, além dos alunos do ensino médio e superior, participaram do 1º Seminário Regional – Desafios e Possibilidades no Agronegócio, Turismo Rural e Agroindústria. O evento foi organizado pela prefeitura e pela Emater.

Com as experiências de ministro da Agricultura e presidente da Companhia Nacional de Alimentação (Conab), Turra mostrou na palestra O agronegócio: perspectiva – as oportunidades e os desafios da produção do setor, com foco em frangos e suínos.

“Temos produção, qualidade e status sanitário diferenciado. Não há registro nem de influenza aviária nem de peste suína africana”, afirmou Turra, destacando que o Brasil está livre de enfermidades globais.

Em carne de frango, o país é o segundo maior produtor mundial, com participação de 14,5%, e líder em exportação. Na carne suína, é o quarto maior produtor e exportador. Para a conquista de novos mercados, Turra reforçou a importância da atuação de entidades setoriais, como a Abpa, e órgãos governamentais pela solidificação da imagem do produto brasileiro no exterior e a conquista de mais compradores em diferentes regiões do mundo.

Na parte final da palestra, o presidente Turra apresentou recente pesquisa que demonstra em números o orgulho que o brasileiro tem da vocação do país para o agronegócio. No levantamento, 95% dos entrevistados entendem ser importante ou extremamente importante o agronegócio para o Brasil.

Fonte: Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA)