Produção de milho registra recorde em Minas Gerais, mas futuro preocupa produtores
- 10 de outubro de 2017
- 117
O estado de Minas Gerais registrou um novo recorde na colheita do milho. A região encerrou a safra de grãos 2016/17 com incremento de 16,7% na produtividade, chegando a mais de 14 milhões de toneladas, de acordo com levantamento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Apesar dos bons resultados, produtores e especialistas estão preocupados com as previsões dos próximos meses.
Daniel Guimarães, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, explica que as tendências mostram uma possibilidade alta de seca, o que prejudicaria o início das plantações. “Alguns modelos climáticos estão indicando chuva abaixo da média na região, e isso pode impactar safras, como a de soja e a safrinha de milho”, diz.
O problema pode ir ainda mais além. Segundo Daniel, a produção do grão em outras regiões do país já sofre com o tempo seco. “No Nordeste, uma seca fortíssima impactou a plantação. No vale do são Francisco, há uma estiagem longa que está afetando muitos produtores”, ressalta.
De acordo com o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nacimento, a chuva demorou, mas vem ainda nesta semana a Minas Gerais. Os modelos numéricos de previsão adotados pela Climatempo não indicam uma Primavera ruim de chuva, pelo contrário, ela chega e se estabelece no estado mineiro.
Com um Pacífico Equatorial ligeiramente mais frio do que o normal a chuva chegará inclusive ao Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia que no ano passado teve bons resultados e que neste ano deve se repetir com uma boa safra. O problema deste atraso da chuva na segunda quinzena de setembro não deve causar problema na safra, pois a chuva vem. Mas, pode prejudicar a semeadura da safrinha.
Sobre o Grupo Climatempo
O Grupo Climatempo é a principal empresa privada de meteorologia do país. Fornece, atualmente, conteúdo para mais de 50 retransmissoras nacionais de televisão, para rádios de todo o Brasil e para os principais portais. Com cerca de dois mil clientes oferece conteúdo meteorológico estratégico para o setor de agricultura, moda e varejo, energia elétrica, construção civil, seguradoras e indústrias farmacêutica e de alimentos.
O Portal Climatempo transformou-se no veículo líder em visitação do país. É referência na divulgação de conteúdo que estimula a consulta diária de previsão do tempo. Classificado nos principais institutos de pesquisa entre os 30 sites mais visitados do país em língua portuguesa, é visitado por mais de 1,5 milhão de usuários por dia, chegando a quase 3 milhões nas vésperas de feriados e durante fenômenos extremos de tempo e clima, com um crescimento anual na marca de 30%. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 27 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.
Linhas Comunicação
117 thoughts on “Produção de milho registra recorde em Minas Gerais, mas futuro preocupa produtores”
Comments are closed.