Programa de Avaliação de Performance: uma ferramenta poderosa na gestão e desenvolvimento de equipes
- 25 de setembro de 2018
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Por Fabio Luiz Rocha e Eduardo Crosara*
A avaliação de performance é um processo elaborado para auxiliar na estruturação de uma visão mais objetiva sobre o potencial e desempenho dos colaboradores e também de seus gestores, visando alinhar todos os esforços para o alcance das metas e objetivos estratégicos da organização.
Essa ferramenta visa diagnosticar e analisar o desempenho individual e do grupo de colaboradores, promovendo o crescimento pessoal e profissional, bem como o alcance da alta performance. Ela deve ser uma avaliação sistemática, elaborada pelos próprios gestores com o auxílio do departamento de Recursos Humanos.
Através da avaliação, é mais fácil fornecer feedback às pessoas da organização, baseado em informações sólidas e tangíveis, e auxiliá-las no caminho para o autodesenvolvimento.
Os objetivos principais com essa ferramenta de gestão são:
- Recompensar e reconhecer os profissionais que se destacaram em um determinado período;
- Desenvolver falhas de competências, através de programas de treinamento e capacitação;
- Alcançar as metas estratégicas da empresa;
- Integração da equipe.
Destacamos 10 dicas que contribuirão na construção e acompanhamento de um programa de avaliação de performance para seu time:
- Indicadores estratégicos relevantes:
Selecione indicadores que são realmente importantes para o negócio da empresa e para o desenvolvimento da equipe, e que possam ser bem mensurados e avaliados.
- Equidade nas Metas:
É responsabilidade do gestor criar metas bem embasadas, baseadas no estudo de mercado ou de atividades, potencial, histórico, dentre outros, e distribuí-las de forma assertiva e justa.
- Disponibilidade e confiabilidade das Informações:
A confiabilidade das informações é fator primordial para a credibilidade do programa e adesão da equipe. Os dados devem estar sempre atualizados e disponíveis a todos.
- Acompanhamento e suporte:
O sucesso de um programa de performance depende da constância em acompanhar os dados de desempenho da equipe e apoiá-los na busca de melhores resultados.
- Reuniões – metodologia:
Estabeleça reuniões formais e com agenda periódica para o acompanhamento dos resultados, evitando surpresas e criando na equipe o senso de organização.
- Plano de Resgate:
Um Plano de Resgate deve ser criado para auxiliar aqueles profissionais que estão com baixo desempenho em um ou vários indicadores. Crie planos de ação em parceria com o colaborador, fornecendo apoio e suporte necessários para o trabalho.
- Feedback e Coach:
Forneça feedbacks constantemente e embasados em dados de desempenho, não em suposições ou sentimentos. Regras claras e de fácil compreensão, são ferramentas importantíssimas para o gestor exercer seu papel de líder.
- Ranking de Performance:
Permita que as informações de desempenho estejam disponíveis para toda a equipe, de forma simples e organizada. Pode ser em formato de planilhas ou mesmo em um quadro na parede, acessível a todos.
- Reconhecimento:
Monte um evento formal para a entrega da premiação, com a participação de todos. Como sugestão, reconheça os destaques com placas, troféus ou medalhas. O custo é baixo e tem um valor muito grande aos olhos de quem os recebe.
- Líder como exemplo – Organização e Foco em Resultado:
Por último, mas não menos importante, destaca-se o papel do líder como exemplo para seu time. O sucesso de um programa de avaliação de performance depende do esforço e empenho do gestor, desde a criação dos indicadores e metas, até o suporte e apoio necessários para levar seu time alcançar seus objetivos.
Conduzir o time com maestria, requer do líder o esforço constante para manter a equipe desafiada, motivada e comprometida. Reconhecer e premiar de forma justa o esforço e o empenho, são sem dúvida, atitudes que se somam à gestão de excelência.
*Fabio Luiz Rocha – colunista do suino.com. Consultor em gestão de negócios e atua na aplicação de ferramentas de CRM (Customer Relationship Management), inteligência de negócios, gestão de canais de distribuição e treinamento da força de vendas.