Por Fabio Luiz Rocha e Eduardo Crosara*

A avaliação de performance é um processo elaborado para auxiliar na estruturação de uma visão mais objetiva sobre o potencial e desempenho dos colaboradores e também de seus gestores, visando alinhar todos os esforços para o alcance das metas e objetivos estratégicos da organização.

Essa ferramenta visa diagnosticar e analisar o desempenho individual e do grupo de colaboradores, promovendo o crescimento pessoal e profissional, bem como o alcance da alta performance. Ela deve ser uma avaliação sistemática, elaborada pelos próprios gestores com o auxílio do departamento de Recursos Humanos.

Através da avaliação, é mais fácil fornecer feedback às pessoas da organização, baseado em informações sólidas e tangíveis, e auxiliá-las no caminho para o autodesenvolvimento.

Os objetivos principais com essa ferramenta de gestão são:

  • Recompensar e reconhecer os profissionais que se destacaram em um determinado período;
  • Desenvolver falhas de competências, através de programas de treinamento e capacitação;
  • Alcançar as metas estratégicas da empresa;
  • Integração da equipe.

Destacamos 10 dicas que contribuirão na construção e acompanhamento de um programa de avaliação de performance para seu time:

  1. Indicadores estratégicos relevantes:

Selecione indicadores que são realmente importantes para o negócio da empresa e para o desenvolvimento da equipe, e que possam ser bem mensurados e avaliados.

  1. Equidade nas Metas:

É responsabilidade do gestor criar metas bem embasadas, baseadas no estudo de mercado ou de atividades, potencial, histórico, dentre outros, e distribuí-las de forma assertiva e justa.

  1. Disponibilidade e confiabilidade das Informações:

A confiabilidade das informações é fator primordial para a credibilidade do programa e adesão da equipe.  Os dados devem estar sempre atualizados e disponíveis a todos.

  1. Acompanhamento e suporte:

O sucesso de um programa de performance depende da constância em acompanhar os dados de desempenho da equipe e apoiá-los na busca de melhores resultados.

  1. Reuniões – metodologia:

Estabeleça reuniões formais e com agenda periódica para o acompanhamento dos resultados, evitando surpresas e criando na equipe o senso de organização.

  1. Plano de Resgate:

Um Plano de Resgate deve ser criado para auxiliar aqueles profissionais que estão com baixo desempenho em um ou vários indicadores. Crie planos de ação em parceria com o colaborador, fornecendo apoio e suporte necessários para o trabalho.

  1. Feedback e Coach:

Forneça feedbacks constantemente e embasados em dados de desempenho, não em suposições ou sentimentos. Regras claras e de fácil compreensão, são ferramentas importantíssimas para o gestor exercer seu papel de líder.

  1. Ranking de Performance:

Permita que as informações de desempenho estejam disponíveis para toda a equipe, de forma simples e organizada. Pode ser em formato de planilhas ou mesmo em um quadro na parede, acessível a todos.

  1. Reconhecimento:

Monte um evento formal para a entrega da premiação, com a participação de todos. Como sugestão, reconheça os destaques com placas, troféus ou medalhas. O custo é baixo e tem um valor muito grande aos olhos de quem os recebe.

  1. Líder como exemplo – Organização e Foco em Resultado:

Por último, mas não menos importante, destaca-se o papel do líder como exemplo para seu time. O sucesso de um programa de avaliação de performance depende do esforço e empenho do gestor, desde a criação dos indicadores e metas, até o suporte e apoio necessários para levar seu time alcançar seus objetivos.

Conduzir o time com maestria, requer do líder o esforço constante para manter a equipe desafiada, motivada e comprometida. Reconhecer e premiar de forma justa o esforço e o empenho, são sem dúvida, atitudes que se somam à gestão de excelência.

 

*Fabio Luiz Rocha – colunista do suino.com. Consultor em gestão de negócios e atua na aplicação de ferramentas de CRM (Customer Relationship Management), inteligência de negócios, gestão de canais de distribuição e treinamento da força de vendas.

Eduardo Crosara – Consultor em Gestão de Negócios, possui vivência de mais de 20 anos no setor de agronegócios, atuando no desenvolvimento de equipes de vendas, gestão comercial dos canais de distribuição e estratégias de relacionamento de clientes. Na área acadêmica, atuou como professor de cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Federal de Uberlândia, IPG – Instituto de Pós-Graduação e UNIUBE – Universidade de Uberaba.