Na terça-feira (26), lideranças do agronegócio, produtores rurais e especialistas do setor reúnem-se para discutir os desafios e oportunidades para o abastecimento de milho em Santa Catarina. O Projeto Mais Milho acontecerá durante o Campo Demonstrativo Copercampos, em Campos Novos, a partir das 13h, e contará com a presença do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Ricardo de Gouvêa.

A Programação do evento conta com dois painéis: Cereais de Inverno para Ração Animal e Maior Produtividade e Logística Eficiente. Cada painel contará com uma palestra e vários debatedores tratando do tema.

As inscrições para participar do Projeto Mais Milho são gratuitas e podem ser feitas através do site: https://www.sympla.com.br/mais-milho-2018-2019–campos-novossc__423907

Milho em Santa Catarina
Um gigante na produção de carnes, Santa Catarina se tornou também um grande comprador de milho. O estado utiliza aproximadamente sete milhões de toneladas do grão para alimentação de suínos e aves – o consumo diário passa de 19 mil toneladas.

A safra esperada para este ano é de 2,8 milhões de toneladas no estado. Um aumento de 11,4% em relação a 2017/18. O aumento da produção é resultado da expansão da área plantada e de uma das maiores produtividades do país. Com essa produção, este ano Santa Catarina deve importar cerca de quatro milhões de toneladas do grão do Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Programação Mais Milho
Painel 1: CEREAIS DE INVERNO PARA RAÇÃO ANIMAL
Os desafios do aumento da produtividade de trigo, triticale e cevada para trazer renda ao produtor e sustentabilidade à produção de proteína animal em SC.

Palestra:
TECNOLOGIA: Saiba como colher 6 toneladas de cereais de inverno por hectare – Eduardo Caierao, pesquisador da Embrapa Trigo

Moderador: Airton Spies, engenheiro agrônomo e ex-secretário Agricultura de SC

Debatedores: Gustavo Lima, Pesquisador da Embrapa Suínos e Aves; Fabiana Schmidt, pesquisadora da Epagri e João Carlos Di Domenico, presidente Cooperativa Agropecuária Camponovense.

Painel 2: MAIOR PRODUTIVIDADE E LOGÍSTICA EFICIENTE
Os dois pilares para abastecimento de milho a custo competitivo em Santa Catarina

Palestras:
MILHO: Estratégias para elevar a produtividade média para 10 toneladas por hectare até 2021 -Haroldo Tavares Elias, analista de pesquisa da Epagri

INFRAESTRUTURA: O que falta para a Rota do Milho de SC se tornar uma realidade? – Flávio Berté, Coordenador Adjunto do Núcleo Estadual Faixa de Fronteira de Santa Catarina (NFSC)

Moderador: Glauber Silveira, vice-presidente da Abramilho

Debatedores: Luiz Carlos Chiocca , presidente da Copercampos; Edoard Schaffrath, prefeito de Naranjal, Paraguai ; Cláudio Post, presidente da FECOAGRO e da Auriverde Cooperativa Regional e Ramón Ortellado, secretário executivo do Bloco Regional de Prefeitos Intendentes Alcaldes e Empresários do Mercosul (BRIPAEM)

Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca