Com o tema “O protagonismo do agro brasileiro no mundo”, será realizado na próxima segunda-feira (09/04), às 12h30, o Fórum do Agronegócio numa realização da Sociedade Rural do Paraná e da MMarchiori, evento paralelo à 58ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, Expolondrina. Estarão presentes representantes de importantes entidades do setor do agronegócio brasileiro. Após a cerimônia de abertura, será realizada a conferência “O Brasil protagonista de uma nova História no Agro Mundial”, com o presidente da Apex-Brasil, embaixador Roberto Jaguaribe Gomes de Matos.

Em seguida, será realizado o debate “O agronegócio na nova sociedade: implicações e perspectivas para o Brasil”, com as presenças já confirmadas de Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e especialista em economia agrícola e cooperativismo, que fará a exposição do tema. Como debatedores, estão confirmados a senadora pelo Rio Grande do Sul, Ana Amélia Lemos, o representante da FAO Brasil, Alan Bojanic; o presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes; o presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Luiz Carlos Correa Carvalho; o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken; e o diretor da Esalq-USP, Luiz Gustavo Nussio.

Painel

Após um breve intervalo, será realizado o painel “Inovação no Agro e na Agroindústria Brasileira: as demandas mundiais e os desafios na produção sustentável de alimentos”. Para debater este tema, estão confirmadas as presenças da presidente do Instituto Brasileiro para a Inovação e Sustentabilidade do Agronegócio (IBISA), Mônika Bergamaschi; o presidente da Associação Brasileira de Logística e Transporte de Cargas (ABCT), Pedro Lopes; o presidente da Sociedade Rural Brasileira, Marcelo Vieira; o presidente da Abramilho, Alysson Paolinelli, o presidente da Aprosoja, Marcos da Rosa; o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), Antonio Jorge Camardelli; e o presidente da John Deere, Paulo Herrmann.

Moderadores

O Fórum conta com a presença dos seguintes moderadores, jornalistas de veículos de comunicação: Ana Della Pria, da TV Globo; Fernando Lopes, do Valor Econômico, e Tobias Ferraz, do Canal Terra Viva.

Debate

Como já característico do Fórum realizado em Londrina, os assuntos propostos são debatidos com todos os atores da cadeia produtiva, ampliando conhecimentos em função dos diferentes olhares, problemas e soluções que cada um propõe e vem praticando. “Será um importante momento de nossa programação, pois teremos a oportunidade de entender melhor as necessidades e soluções dadas por cada segmento que compõem a cadeia do agronegócio, o mais importante setor da economia brasileira”, comenta o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Afranio Brandão.

Lideranças 

Lideranças de expressão no agronegócio participam do evento, que vem assumindo pelo terceiro ano, protagonismo nacional. Marlene Marchiori, diretora da MMarchiori, ressalta que os temas foram cuidadosamente elaborados, direcionando os debates para uma análise e discussões das principais questões que afetam o Agro em termos de projeção internacional, compreendendo que a construção da Marca Brasil torna-se fundamental para consolidar relacionamentos de confiança, os quais se fazem ao longo de uma trajetória. Como característica preponderante, reúne associações que incentivam o desenvolvimento do Agro no mundo, tendo como parceiros, desde a primeira edição, ABAG, Esalq-USP, Embrapa, IBÁ (Industria Brasileira de Árvores), ABCZ, UEL, Sistema Ocepar, SRB, assim como os apoiadores o Governo do Estado do Paraná, Emater/SEAB e Iapar.

A ExpoLondrina 2018 acontece de 5 a 15 de abril, no Parque de Exposições Ney Braga, em Londrina (Norte do Paraná).

Fonte: Assessoria de Imprensa do Fórum do Agronegócio