Malásia reportou cinco casos de Peste Suína Africana

A Administração Geral de Alfândegas da China e o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais publicaram conjuntamente um anúncio na segunda-feira sobre a proibição de suínos e produtos relacionados da Malásia, a fim de prevenir o influxo da Peste Suína Africana (PSA).

A epidemia de PSA foi relatada na Malásia pela primeira vez após cinco surtos da doença foram detectados, nos quais cinco javalis e 303 suínos domésticos foram confirmados infectados em fevereiro, de acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal.

De acordo com a lei aduaneira chinesa e a lei sobre a quarentena de entrada e saída de animais e plantas, a China proíbe suínos, javalis e produtos relacionados direta ou indiretamente da Malásia e proíbe postar ou transportar esses itens para dentro. Uma vez que produtos suínos e relacionados da Malásia foram encontrados na China, as regras exigem que eles sejam devolvidos, selados ou destruídos.

O Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais informou na terça-feira que um caso de PSA foi detectado em um caminhão na rodovia na província de Sichuan, sudoeste da China. As pessoas relacionadas violaram os regulamentos de transporte de suínos através das províncias e carregaram 10 leitões, entre os quais dois estavam mortos e dois contraíram PSA. Os leitões foram todos abatidos e o veículo, manchas e ambiente relacionado foram desinfetados posteriormente.

Fonte: Suinocultura Industrial com adaptações Suino.com