A região do Cabo Ocidental da África do Sul relatou seus primeiros casos de peste suína africana em duas pequenas fazendas, após surtos em outras partes do país, disse o chefe da agricultura da província.

Surtos recentes também foram relatados nas províncias de Free State, Eastern Cape e Gauteng, disseram autoridades agrícolas.

“Uma pesquisa para determinar a extensão da propagação da doença em Mfuleni e arredores já foi iniciada e incluirá a coleta de amostras de sangue de porcos doentes selecionados de fazendas suspeitas”, disse Ivan Meyer, ministro da Agricultura de Western Cape, em uma declaração na quinta-feira.

A peste suína africana é incurável em suínos e representa uma ameaça para os estoques de alimentos, mas é inofensiva para os humanos.

A China, maior produtora de carne suína do mundo, relatou novas variantes do vírus da peste suína africana na quinta-feira, mutações naturais no vírus que devastou o rebanho de suínos da China durante 2018 e 2019 e que continua matando os animais.

Fonte: Reuters com adaptações Suino.com