Realizar a educação profissional, a assistência técnica e gerencial e as atividades de promoção social, contribuindo para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e de avanços sociais no campo. É com base nessa missão que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), oferece mensalmente cursos gratuitos aos produtores e trabalhadores rurais catarinenses.

Os treinamentos abrangem diferentes cadeias produtivas em todo o território de Santa Catarina. No mês de agosto, serão 366 cursos que beneficiarão aproximadamente 5.856 profissionais do meio rural. Para participar os produtores devem procurar o Sindicato Rural de seu município e informar o curso de interesse. As capacitações estão disponíveis no site do SENAR/SC com especificação de carga horária, local e data de realização.

O presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, salienta que o SENAR/SC atua com o objetivo de organizar, administrar e executar o ensino da formação profissional rural e da promoção social dos produtores e trabalhadores rurais e seus familiares. “Além de levar profissionalização ao campo, os cursos que o SENAR/SC oferece visam assegurar plenas condições de obtenção dos objetivos e metas propostas em cada propriedade rural, proporcionando geração de renda e competitividade no mercado de trabalho, além de oferecer condições de permanência no meio rural produzindo com eficiência e lucratividade”.

Cursos em agosto

Para a região Norte, nos dias 6 e 7 ocorre em Mafra o treinamento em manejo de gado leiteiro. A qualificação em conservas de frutas, hortaliças e temperos está programada para os dias 16 e 17 em Irineópolis. O município de São Bento do Sul terá nos dias 16 e 17 a capacitação em olericultura básica. Em Canoinhas, ocorre no período de 20 a 24 o curso de rédeas. Nos dias 22 e 23, Major Vieira receberá a qualificação em instalação e manutenção de redes elétricas.

No Vale do Itajaí será promovido o treinamento em emissão de guias de trânsito animal (e-GTA) e de origem de produtos vegetais (e-origem) no dia 7 em Trombudo Central. A capacitação em boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias está prevista para os dias 7 e 8 em Vidal Ramos. O município de Major Gercino terá no período de 14 a 16 o curso de artesanato em couro. A qualificação em gestão da propriedade rural será promovida no período de 21 a 23 em Rio do Oeste. Nos dias 22 e 23, Santa Terezinha terá o treinamento em produção e manejo de ovinos. O curso de segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos será realizado em Agronômica no período de 27 a 29.

Para a região Sul o município de Braço do Norte receberá no período de 6 a 10 o curso de rédeas. O treinamento em turismo rural (acolhida no meio rural) será promovido nos dias 7 e 8 em Morro Grande. Nos dias 14 e 15, o município de Passo de Torres receberá a qualificação em conservas de frutas, hortaliças e temperos. A capacitação em doma racional de equídeos está programada para o período de 20 a 24 em Sombrio. O município de Imaruí terá nos dias 20 e 21 o curso de produção de própolis.

Na Serra Catarinense, no dia 6 o município de Urubici receberá o treinamento em emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural. Em São José do Cerrito, ocorre nos dias 7 e 8 a capacitação em casqueamento e ferrageamento de equídeos. Nos dias 14 e 15, o município de São Joaquim terá o curso de tecnologia de aplicação de agrotóxicos. Em Painel, no período de 20 a 23, será promovida a qualificação em inseminação artificial em bovinos. Nos dias 28 e 29, Otacílio Costa terá o treinamento em aumento da produtividade do mel.

Para o Meio Oeste, nos dias 6 e 7, ocorre em Erval Velho a capacitação em jardineiro. O município de Capinzal receberá no período de 7 a 9 o treinamento em produção caseira de biscoitos. Nos dias 20 e 21, o município de Caçador recebe a qualificação em criação de abelha rainha. Nos dias 22 e 23, o curso de conservas de frutas, hortaliças e temperos será desenvolvido em Videira. A capacitação em inclusão digital rural (informática básica II) também ocorrerá em Videira nos dias 29 e 30.

Entre os treinamentos da região Oeste está a qualificação em artesanato com fibras naturais nos dias 6 a 8, em Ouro Verde. O curso em aumento da produtividade de mel ocorrerá nos dias 14 e 15 em Faxinal dos Guedes. O município de Marema terá a capacitação em emissão de guias de trânsito (e-GTA) e de origem de produtos vegetais (e-origem) no dia 22. O treinamento em aproveitamento integral de alimentos será promovido nos dias 27 e 28 em São Domingos. No dia 30, o município de Seara terá o curso de emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural.

No Extremo Oeste, em São João do Oeste, será promovido o treinamento em primeiros socorros nos dias 7 e 8. A capacitação em inclusão digital rural (informática básica) está programada para os dias 14 e 15 em Saltinho. No dia 20 o curso em controle de qualidade no transporte do leite será realizado em Maravilha. O município de Bandeirante receberá no dia 20 a qualificação em prevenção às doenças da área rural. Nos dias 23 e 24, o município de São Carlos terá o curso de meliponicultura.

Fonte: MB Comunicação