“Até o momento, o Brasil não decepcionou os mercados. No entanto, a pandemia criou alguns desafios reais para a alimentação e o agronegócio brasileiros”, informou o banco em relatório.

Para o agronegócio brasileiro, o impacto de curto prazo tem variado de setor para setor, dependendo de até que ponto as medidas implementadas para combater a disseminação do vírus afetaram a demanda. “Os efeitos negativos de curto prazo foram sentidos principalmente pelos setores expostos ao mercado doméstico de food service e combustíveis, enquanto as exportações se beneficiaram da significativa desvalorização da moeda do país, o que aumentou as margens e a competitividade”, segundo Andy Duff , Chefe da RaboResearch Food & Agribusiness – South America. Mas, olhando além do curto prazo, é provável que haja algumas consequências mais duradouras da pandemia.

“A percepção global do Brasil como fornecedor confiável deve ser impulsionada por seu forte desempenho como produtor, processador e exportador durante a crise. Agricultores e empresas tiveram seus modelos de negócios severamente testados e aprenderam lições valiosas que os levarão a uma maior força e resiliência no futuro. E, finalmente, o comportamento e as prioridades do consumidor podem muito bem se alterar após a experiência de uma crise de saúde global, criando novas tendências ou acelerando as existentes na demanda por commodities agrícolas ”.

Fonte: Rabobank