Nos municípios de Carambeí e Ipiranga, nos Campos Gerais, e Tamarana, no Norte, a readequação de estradas rurais beneficia 365 propriedades e cerca de 1,8 mil pessoas. São 120 quilômetros dois quais 96 já estão concluídos. Os trabalhos iniciados em julho de 2017 fazem parte do programa Estradas da Integração – Pró Rural, gerenciado pelo Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável (Deagro), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

Convênio – As readequações foram viabilizadas após assinatura de convênio entre a Secretaria da Agricultura e o Consórcio Caminhos do Tibagi, composto por 11 municípios dos quais oito terão estradas readequadas. O programa concedeu uma patrulha no valor de R$ 2,57 milhões composta por 10 máquinas e equipamentos: uma escavadeira hidráulica, uma motoniveladora, uma retroescavadeira, um trator de esteira, um rolo compactador, um caminhão comboio e quatro caminhões caçamba. O projeto é financiado pelo Banco Mundial.

Capacitação – Segundo o engenheiro agrônomo do Deagro, Mauro Cesar Wosniacki, além da readequação das estradas, o projeto promove a capacitação de técnicos, operadores de máquinas e motoristas de caminhão, mapeamento de estradas e plano de gestão voltado para práticas conservacionistas. “Com isso, ajudamos a melhorar a trafegabilidade e durabilidade das estradas rurais. As patrulhas acabam sendo um instrumento para capacitação dos gestores públicos”, explica.

Acompanhamento constante – Para o chefe do Núcleo Regional de Ponta Grossa, Lucas Beraldi Bastos, os bons índices do projeto são resultado de acompanhamento constante da secretaria e da boa gestão do consórcio, que tem conseguido executar mais de 50 quilômetros por ano.

Acompanhamento – Em Ipiranga, 54 quilômetros de estradas receberam melhorias e outros 25 estão em execução em Carambeí. “Nossos técnicos estão sempre fiscalizando, acompanhando e colaborando com o andamento dos trabalhos”, explica Bastos.

Benefícios – No município de Tamarana, no Norte do Estado, 41 quilômetros foram executados através do mesmo convênio, desde o final do ano passado até março deste ano, explica o chefe do Núcleo Regional de Londrina, Antonio Carlos Barreto. “A população gostou muito do trabalho realizado. Foi feita a readequação em duas estradas, o que facilitou a retirada da produção, o transporte escolar e até para pessoas que necessitavam de melhor acesso à saúde”, conta.

Comunidade – O secretário-executivo do consórcio, Claudiomir Schneider diz que o projeto traz benefícios para a comunidade. “Isso vai facilitar o escoamento da safra e o transporte escolar, por exemplo”, diz. O consórcio Caminhos do Tibagi disponibilizou 10 funcionários, entre operadores, motoristas, técnico agrícola e engenheiro as obras, além da manutenção das máquinas e combustível. Em 2019, Ortigueira, Reserva, Imbaú, Ivaí e Tibagi, que integram o consórcio, também devem receber a patrulha.

O Programa – Através do Pró-Rural, entre 2017 e 2018, nove consórcios foram selecionados para receber patrulhas. O objetivo é estabelecer um sistema de gestão de estradas rurais integradas aos sistemas conservacionistas por meio da capacitação constante da equipe do consórcio.

Instrumento – O instrumento para colocar em prática o conhecimento é a cessão de uso de máquinas e caminhões, e a implementação de atividades de apoio ao processo de gestão de estradas rurais, visando fortalecer a organização do consórcio para o desenvolvimento rural da região.

Documentação – Para ter direito aos recursos, os municípios apresentaram a documentação exigida no edital. Eles ficam responsáveis pela elaboração e execução dos projetos, pela manutenção dos equipamentos e disponibilização de funcionários para atuar nas obras. Já à Secretaria de Estado da Agricultura cabe capacitar, supervisionar e fiscalizar o andamento do convênio.

 

Fonte: Agência de Notícias do Paraná