Em Dia de Campo promovido na Granja Baggio no mês de novembro, na propriedade localizada em Guaporé (RS), produtores e profissionais do setor agropecuário conheceram os resultados colhidos após um ano da utilização da ordenha robotizada. Entre os dados, destaca-se o melhoramento genético, realizado em parceria de mais de 15 anos com a GENEX, por meio do representante João Valdai, que contribuiu para a propriedade ser referência na pecuária leiteira.

Segundo a promotora técnica de leite da GENEX, Daniela Riccó, a filosofia de melhoramento genético adotada pela Granja Baggio sempre esteve em sintonia com o que a GENEX seleciona e recomenda. “O foco sempre foi produzir fêmeas rentáveis e lucrativas. A visão sobre conformação é voltada para a longevidade, e não visando animais extremados de tipo. Saúde e equilíbrio podem ser citados como duas palavras que direcionaram, e ainda direcionam, a escolha dos touros a serem usados na propriedade”, detalha.

Resultados mostram que o melhoramento genético contribui para sucesso da ordenha robotizada

Daniela ressalta ainda que o tempo em que a seleção vem sendo feita com esta direção, aliado a um excelente manejo dos animais pela família, resultam no que foi visto pelos produtores. que tiveram a oportunidade de conhecer a propriedade no dia de campo: animais modernos, saudáveis, e que, nas palavras de vários dos presentes impressionam pela alta produção e pelo tamanho que tem. “Isso é eficiência de produção e eficiência alimentar”.

Os presentes também tiveram acesso à informação gráfica e numérica da evolução das fêmeas do rebanho ao longo dos últimos 15 anos.  “Devido à qualidade de informações que a Granja Baggio possui, nós da GENEX pudemos utilizar uma ferramenta extremamente interessante, e que está cada vez mais atraindo a atenção de produtores no Brasil inteiro: o Sort Gate. Este programa permite estimarmos o mérito genético das fêmeas, além de mostrar a evolução do rebanho. A evolução e os números das fêmeas da Granja Baggio em índices como Mérito Líquido Vitalício (MLV$), Vida Produtiva e Taxa de Prenhes das Filhas (DPR ), por exemplo, fazem parte do sucesso e do destaque que a propriedade vem atingindo ao longo dos anos”, acrescenta.

Além destes índices já consagrados no mercado, os presentes também tiveram a oportunidade de saber mais sobre o Índice de Compatibilidade Robótica (RC$), de exclusividade dos touros da bateria GENEX, que direciona corretamente o melhoramento genético, para aqueles que já usam ou pretendem usar ordenha robotizada.

Sobre a GENEX

A GENEX é uma subsidiária URUS, empresa dedicada a fornecer soluções genéticas e de informações de gerenciamento agrícola que melhoram a qualidade e a produtividade do rebanho. A GENEX segue a mesma filosofia de sua matriz americana: entregar excelência, inovação e valores, através dos produtos e serviços oferecidos a seus clientes. Estabelecida no Brasil desde junho de 2005, na ocasião como CRI Genética Brasil, a GENEX é a empresa líder no segmento de inseminação artificial (IA) no País, e atua com foco na venda de qualidade genética nas raças taurinas e zebuínas voltadas para a produção de leite e carne. Traz para o país a genética dos melhores touros americanos – com destaque para as raças Holandês, Jersey e Angus – e segue a mesma linha na seleção das raças zebuínas, com foco na produção, na fertilidade e na busca de uma genetica diferenciada. Sua sede está localizada em São Carlos (SP).

 

Fonte: Assessoria de Imprensa