O presidente da Cooperalfa, Romeo Bet, será homenageado nesta quinta-feira na cidade de Sidrolândia, no Mato Grosso do Sul, com o título de “Cidadania Honorária”, honraria que o líder cooperativista divide com sua diretoria em decorrência da forte atuação da cooperativa no município, considerado o 2º maior produtor de grãos daquele Estado do MS.

O vereador Valdecir Carnevalli, proponente da outorga, aprovada por unanimidade durante sessão plenária da Câmara de Vereadores de Sidrolândia, disse que o reconhecimento se justifica pelas ações desenvolvidas junto ao setor produtivo do município, no fortalecimento do cooperativismo. “Seu Romeo Bet tem nosso respeito, carinho e atenção por sempre estar um passo à frente. Desde a chegada da Cooperalfa em Sidrolândia, economicamente, a cidade tem sido destaque pela força do agronegócio. A suinocultura, nova matriz econômica que está chegando por meio da cooperativa, vai alavancar ainda mais o crescimento de nossa economia, gerando novas oportunidades”, comentou Carnevalli.

O prefeito de Sidrolândia, município de 60 mil habitantes, Marcelo de Araújo Ascoli, enalteceu as ações da cooperativa e parabenizou Romeo Bet pela homenagem. “É justo e muito importante reconhecer por meio deste título, a relevância que o cooperativismo tem em nossa cidade. Seu Romeu e diretoria estão de parabéns pela honrosa homenagem”, disse o prefeito da cidade sul-mato-grossense.

A entrega do título acontecerá em evento restrito na sede da Cooperalfa em Sidrolândia, respeitando as regras de biossegurança, em função da pandemia da coronavírus.

Quem é Bet

Natural de Antonio Prado, no Rio Grande do Sul, Romeo Bet migrou ainda jovem, junto com a família, para Planalto Alegre, SC. Após ter exercido sua liderança em diversas associações de seu município e região, em 1981, a convite de Aury Luiz Bodanese (em memória) inicia a caminhada no Conselho de Administração da Cooperalfa. De 1989 a 1992 exerceu a função de Vice-Presidente do Conselho de Administração da Cooperalfa. Na mesma época, é eleito Vice-Presidente do Conselho de Administração da Credialfa, hoje, Sicoob MaxiCrédito.

Em 1993 desligou-se do cooperativismo para tornar-se o primeiro prefeito do seu município, Planalto Alegre. Nessa época, também foi Vice-Presidente da Associação dos Municípios do Oeste Catarinense – AMOSC.

No ano de 1996 retornou ao cooperativismo ao ser reeleito para 2º mandato de Vice-Presidente do Conselho de Administração da Credialfa. No ano seguinte, assumiu como 2º Vice-Presidente do Conselho de Administração da Cooperalfa. Em 2005, Bet foi eleito como 1º Vice-Presidente da Cooperalfa. No ano de 2009, foi eleito presidente da Cooperalfa, posição que ocupa até o presente momento.

Além de estar à frente da maior cooperativa agropecuária de Santa Catarina, Romeo Bet integrou e/ou ainda integra os Conselhos de Administração de várias entidades do setor, como o Sescoop, Fecoagro, Aurora, Ocesc e Agromilk.

Em 2009, foi eleito Empresário do Ano de Chapecó-SC. Recebeu ainda diversos títulos de Cidadão Honorífico dos municípios de Planalto Alegre, Chapecó, Xaxim e Nova Itaberaba, todos em Santa Catarina.

Bet mantém sua propriedade rural em Planalto Alegre, onde produz leite há quase 30 anos, tendo seu filho Evandro à frente dessa atividade. Também é produtor de grãos há mais de 40 anos. Casado com Nelsi Camatti Bet, tem três filhos: Soleni, Vanderléia (em memória) e Evandro. Tem três netos: Sara Júlia, Lívia e Gabriel.

Fonte: site Cooperalfa