Na última semana do mês de março (25 a 29), o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Vacaria, em parceria com o médico veterinário Airton Stella e seu assistente técnico, Borginho, realizou a campanha de vacinação contra a brucelose, ação que tem grande importância social e na prevenção da doença, visando melhorar a condição de vida animal e garantir a sanidade do rebanho.

Durante os cincos dias de campanha foram vacinados e marcados 578 animais, de 151 produtores rurais do município, abrangendo as localidades Fátima, Serraria 6, Baraúna, e distritos de Coxilha Grande e Refugiado. A campanha atende a pequenos produtores que, muitas vezes, possuem uma única terneira e residem distante da sede do município. Desta forma, é inviável a contratação de um profissional para realização da vacina, diz o extensionista da Emater/RS-Ascar, Nicolas Brandt.

A brucelose é uma zoonose, doença grave e contagiosa, capaz de infectar várias espécies de animais e também o ser humano, por meio de contato direto com o animal contaminado ou ainda pelo consumo de leite ou seus derivados. Nos bovinos a brucelose se caracteriza por provocar abortos espontâneos, geralmente no terço final da gestação.

A vacinação contra a brucelose é obrigatória em todas as fêmeas bovinas e bubalinas, entre três e oito meses de idade, sendo pré-requisito para a liberação, por parte da Inspetoria Veterinária e Zootécnica, da Guia de Transito de Animais (GTA), necessária para movimentação (venda e transferência) dos animais.

Fonte: Emater/RS