A Emater/RS-Ascar e a Embrapa promoveram mais uma atualização em Inseminação Artificial em Bovinos, nesta terça-feira (30). O curso, que está na 17ª edição, foi realizado na Estação de Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão. As empresas Alta Genética e Sicredi foram apoiadoras do evento, prestigiado por 58 participantes, um público diversificado de técnicos, produtores, estudantes universitários e interessados em atualizar conhecimentos na prática.

Na programação do curso foram abordados temas como o avanço no uso da inseminação artificial, principais dificuldades encontradas, prática de descongelamento do sêmen, montagem do aplicador, sanidade animal e implicações na reprodução, evolução dos critérios de seleção animal, entre outros. A atualização dos conhecimentos contou com os extensionistas da Emater/RS-Ascar, Mara Saalfeld, Marcelo de Souza, pesquisadora da Embrapa Clima Temperado, Lígia Pegoraro e do gerente distrital da Alta Genética, Jorge Duarte.


Foto: Divulgação / Emater-RS

O presidente do Sicredi Zona Sul, Nilson Loeck, prestigiou a atualização, que esteve representada pelos municípios de Capão do Leão, Morro Redondo, São Lourenço do Sul, Piratini e Pelotas. A instrutora e organizadora do curso por quase duas décadas, veterinária da Emater/RS-Ascar Mara Saalfeld, comemorou a qualificação dos participantes. Nesta edição tivemos um público bem diversificado e pessoas interessadas em qualificar o rebanho com o uso da inseminação artificial, comentou Mara, ao saudar também, educadoras da República de Moçambique, que realizam intercâmbio com a Extensão Rural gaúcha.

Fonte: Emater/RS