Instrutores do Senar-RS participam nesta terça (18) e quarta (19) de uma capacitação para ampliar os conhecimentos em tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas. A atividade terá duração de 16 horas aula e será realizada no Polo da Rede E-Tec em Cruz Alta.

Serão 15 instrutores habilitados do Senar-RS  participando da  atualização dos conhecimentos em relação a aplicação correta e segura, regulagem de pulverizadores e conteúdos relacionados às tecnologias envolvidas no processo para aumentar a precisão das aplicações e evitar a deriva de agrotóxicos.

A iniciativa está em sintonia com novo programa do Senar-RS Deriva Zero, que tem o objetivo de proporcionar ao produtor rural alternativas para o aumento da produtividade reforçando os cuidados com a saúde, segurança e os cuidados com meio ambiente.  Logo após o lançamento do programa na Expointer, o programa já capacitou 375 produtores no estado.

O Deriva Zero promove palestras de sensibilização sobre a tecnologia de aplicação, consultorias em grupo e individuais, além de uso de um simulador que permite ao participante observar os fatores que podem influenciar a aplicação dos agrotóxicos, numa proposta diferenciada do Senar-RS.

A redução da deriva depende de uma série de fatores, como a calibragem correta dos equipamentos, escolha dos bicos, pressão aplicada até a observação das condições climáticas, entre outros aspectos.

Fonte: Senar/RS