Nesta manhã (10), por motivos de saúde, faleceu o pesquisador aposentado da Embrapa Suínos e Aves Jerônimo Antônio Fávero, aos 72 anos. Fávero atuou na Unidade no período de 4 de março de 1976 a 13 de março de 2006, onde desenvolveu seu trabalho com pesquisas para aprimoramento genético de suínos e foi coordenador do programa nacional que lançou o “suíno light”, que mudou o perfil dos animais oferecidos ao consumidor brasileiro a partir dos anos 1990.

Natural de Maximiliano de Almeida (RS), agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria (RS) com especialização na Iowa University, nos Estados Unidos, Fávero fez sua carreira como extensionista e pesquisador em Santa Catarina, na Acaresc e especialmente na Embrapa Suínos e Aves, onde também exerceu cargo de chefe geral da Unidade no período de 1992 a 1996.

Com diversos artigos e publicações científicas, Fávero teve sua trajetória reconhecida pela edição especial da revista Veja que o apontou como um dos 50 pioneiros do Brasil em suas áreas de atuação – “Os Brasileiros que Mudaram as Regras do Jogo”, publicada em 31 de agosto de 2010. Em 2015, recebeu o título de “Cidadão Concordiense” por sua dedicação e trajetória no município.

Aposentado desde 2006, Jerônimo Fávero continuou atuando junto à cadeia produtiva da suinocultura, como produtor e consultor, além de participar da Diretoria do Centro de Diagnóstico de Sanidade Animal – Cedisa.

Jerônimo Fávero deixa a esposa Maria Bernardete Burin Fávero, também analista aposentada da Embrapa Suínos e Aves, os filhos Rafael e Ana Maria, genro, nora e a neta Alice.

Fonte: Embrapa Suínos e Aves