Chuvas favoráveis reforçam a expectativa de uma grande safra de soja no Brasil na atual temporada 2019/20, afirmou a consultoria AgRural nesta segunda-feira, ao projetar que a produção deve ultrapassar as 123,9 milhões de toneladas de sua estimativa de janeiro.

“A colheita começou a acelerar em Goiás, mas ainda é lenta em outros Estados devido ao atraso no plantio e às chuvas registradas em algumas áreas. Mas essas precipitações são bem-vindas para a soja que ainda está enchendo grãos”, disse a AgRural em nota à imprensa.

A área cultivada com soja da safra 2019/20 estava 16% colhida até quinta-feira, segundo levantamento da empresa, o que representa avanço de sete pontos percentuais em uma semana.

O ritmo dos trabalhos registra atraso frente aos 26% do mesmo período do ano passado, mas supera ligeiramente a média de cinco anos, acrescentou a consultoria.

Por outro lado, o Rio Grande do Sul é “o único Estado que inspira certo cuidado no momento”, segundo a análise da AgRural.

A colheita gaúcha só tem início em março, mas, após boas chuvas em janeiro, a região enfrentou uma seca no início de fevereiro e “precisa de umidade nos próximos dias para não perder potencial produtivo”.

Na semana passada, a consultoria Safras & Mercado elevou a projeção de safra de soja do Brasil em 2019/20 para 124,55 milhões de toneladas.

Fonte: Reuters