O processo de produção comercial de aves exige uma série de cuidados que podem auxiliar no desenvolvimento do animal e reduzir prejuízos gerados ao criador. Mudanças climáticas, alterações na alimentação e a qualidade da água podem influenciar nas condições de desenvolvimento das aves.

Um dos fatores que atingem diretamente o bem-estar dos animais e afetam o desenvolvimento das aves é a higienização dos galpões do aviário. Cuidados com a higiene, aumento de umidade ou até mesmo de índices amônia são fatores que interferem diretamente no desenvolvimento dos animais.

Focada em oferecer soluções eficientes e integradas em saúde animal para aves e suínos, a Sanphar apresenta ao mercado o Stalosan F, um pó sanitizante 100% mineral para a higienização de instalações. “Em nossas pesquisas no campo identificamos um gargalo na produção avícola, relacionado aos processos de limpeza das granjas. Por essa razão, a Sanphar traz ao mercado o Stalosan F, um produto que higieniza o ambiente tornando-o mais confortável, limpo e seguro. Tudo isso gera um impacto positivo na saúde, no desempenho e no bem-estar dos animais”, explica a gerente técnica Brasil e América Latina da Sanphar, Ana Caselles (foto).

“O aumento da umidade, por exemplo, cria um ambiente favorável ao desenvolvimento de bactérias e ao aumento da amônia. O uso de produtos em pó, que reduzem a umidade no galpão e baixam os índices de amônia é um aliado na redução de umidade nas granjas e oferece um ambiente favorável para o desenvolvimento das aves”, afirma o médico-veterinário e professor de Microbiologia Veterinária na Universidade Federal do Paraná (UFPR, Curitiba/PR), Luiz Felipe Caron.

Segundo Ana, o produto possui características que o diferenciam das demais soluções presentes no mercado e, consequentemente, acarretam em ganhos ao produtor. “O uso do Stalosan F torna o ambiente mais ácido, o que interfere diretamente no desenvolvimento das bactérias, como a Salmonella. O produto melhora a condição ambiental, absorve umidade, melhorando a qualidade do alojamento, reduzindo a amônia, o sulfato de hidrogênio e outros gases, além de possibilitar a aplicação na presença de animais”, informa.

Outra característica do produto é a facilidade do Stalosan F de se ligar à umidade, principalmente quando os índices de amônia estão elevados, promovendo a melhor higienização do espaço. “A amônia é um gás incolor e irritante, gerado a partir da decomposição microbiana dos dejetos, que pode causar significativas perdas econômicas para os criadores e integradores de aves”, explica Ana. “O controle da amônia não é simples. Em muitos casos o criador desconhece as perdas ocasionadas a partir da concentração de amônia em seu galpão e atribui as consequências a outras causas”.

“O produto atende todas as necessidades do mercado, pois além de melhorar as condições do ambiente para o melhor desenvolvimento das aves, oferece vantagens que se traduziram em lucro ao produtor”, finaliza Ana.

Lançamento

O lançamento oficial do produto foi realizado pela empresa na manhã desta quarta-feira, em um evento promovido durante o XIX Simpósio Brasil Sul de Avicultura (SBSA), em Chapecó (SC).

Durante o evento, cerca de 200 convidados acompanharam a palestra “O impacto da água no manejo de limpeza e desinfecção”, ministrada pelo professor de Microbiologia Veterinária na Universidade Federal do Paraná (UFPR, Curitiba/PR), Luiz Felipe Caron, que foi seguida por uma apresentação da gerente técnica Brasil e América Latina da Sanphar, Ana Caselles, que lançou oficialmente o produto no Brasil.

Na foto, Ana Casales, gerente técnica Brasil e América Latina da Sanphar

Fonte e foto : Assessoria de Imprensa Sanphar